A 68ª Festa do Figo e 23ª Expogoiaba será aberta pelo prefeito de Valinhos (SP) Orestes Previtale neste sábado (14/01), às 16 horas. É o maior evento do calendário agroturístico do município e que integra a programação do Circuito das Frutas.

Os festejos prosseguem até o dia 29, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini que fica na Rua Dom João VI, 82 – bairro Jardim Planalto, em uma área 130 mil m2, com completa infraestrutura.

A Festa do Figo e Expogoiaba tem por objetivo principal divulgar a fruticultura valinhense e valorizar o agricultor, bem como promover o turismo, o comércio e as entidades do município.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora, Chicão Previtali, o objetivo é oferecer aos visitantes um evento de qualidade, seguro, bem organizado e atrativo. “Apesar do pouco tempo para organização e das dificuldades financeiras, estamos cuidando de tudo com muito carinho e capricho”, complementou.

A exposição de frutas contará com 30 painéis, apresentando o melhor da fruticultura local e regional. O pavilhão de venda terá 40 bancas comercializando grande variedade de frutas, com destaque para o figo e a goiaba, além de pêssego, maçã, uva, morango, figo da índia, caju e seus derivados, como compotas, sucos, licores, doces. São produtos frescos, direto do produtor e a preços convidativos.

Os visitantes podem ainda conhecer de perto lavouras de figo, goiaba, uva e outras frutas, fazer degustação e comprar produtos diretamente dos fruticultores nos passeios de agroturismo, que ocorrem aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas, com saídas do Parque Municipal.

Os festejos contam ainda com completa área de alimentação, shows musicais com bandas locais e regionais de vários estilos, exposição e venda de artesanato, parque de diversão, exposição de arte de dois artistas conceituados da cidade Marcos Guimarães e Eliete Tordin.

Nos três finais de semana, os festejos contarão ainda com eventos especiais: dia 15, às 13 horas, desfile de motos; dia 22, às 9 horas, exposição de carros antigos; dia 29, às 9 horas, passeio ciclístico. Aos domingos, às 9 horas, no Redondel, haverá apresentação de cavaleiros e muladeiros.

A área de estacionamento tem 3 mil vagas com seguro completo. O custo é R$ 20 e o dinheiro arrecadado será em prol das entidades da Asserutil. O Parque Municipal conta ainda com áreas de descanso, Fraldário, guarda volumes, conjuntos de sanitários e sistema de segurança.

A Festa do Figo de Valinhos começou ainda no início do século XX, quando chegaram as primeiras mudas de figos da Itália, pelo imigrante italiano Lino Busatto. Na década de 1910, a fruta já era produzida em escala comercial tornando a cidade conhecida nacionalmente como a Capital do Figo Roxo.

Somente em 1939 a festa começou a ganhar destaque com a chegada a Valinhos do dinâmico Monsenhor Bruno Nardini, nomeado vigário da Paróquia de São Sebastião. Foi ele quem deu início a uma campanha para a construção da nova Matriz de São Sebastião, unindo chacareiros e comunidade para a criação de uma pequena quermesse, visando à arrecadação de fundos para a obra e ajudar os chacareiros na comercialização de seus frutos.

Dez anos depois, em 1949, a pequena quermesse foi oficializada como a 1ª Festa do Figo pela Secretaria de Agricultura. Em 1995, a Expogoiaba foi incorporada à Festa do Figo, em função do crescimento da produção do fruto na cidade. Atualmente, as duas festas são os principais eventos turístico de Valinhos, reconhecidas em vários Estados brasileiros.

 

Milton Paes

Recent Posts

CONSTRUÇÃO CIVIL ABRE 28,6 MIL NOVOS EMPREGOS EM MARÇO

A indústria da construção abriu 28.666 empregos em março, um crescimento de 1,01% em relação…

3 horas ago

ESPECIALISTA LANÇA LIVRO SOBRE MANDATO COM GESTÃO INTELIGENTE

O especialista em administração pública e consultor em gestão pública, Charles Vinicius acaba de lançar…

1 dia ago

LUMX PROMOVE SEU PRIMEIRO HACKATHON JUNTO COM ETHEREUM RIO

A Lumx, pioneira em soluções blockchain para negócios, anuncia seu primeiro hackathon que é o…

2 dias ago