COMEÇA FESTA DO FIGO E EXPOGOIABA DE VALINHOS

A 68ª Festa do Figo e 23ª Expogoiaba será aberta pelo prefeito de Valinhos (SP) Orestes Previtale neste sábado (14/01), às 16 horas. É o maior evento do calendário agroturístico do figo IMG_2720município e que integra a programação do Circuito das Frutas.

Os festejos prosseguem até o dia 29, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini que fica na Rua Dom João VI, 82 – bairro Jardim Planalto, em uma área 130 mil m2, com completa infraestrutura.

A Festa do Figo e Expogoiaba tem por objetivo principal divulgar a fruticultura valinhense e valorizar o agricultor, bem como promover o turismo, o comércio e as entidades do município.

Segundo o presidente da Comissão Organizadora, Chicão Previtali, o objetivo é oferecer aos visitantes um evento de qualidade, seguro, bem organizado e atrativo. “Apesar do pouco tempo para organização e das dificuldades financeiras, estamos cuidando de tudo com muito carinho e capricho”, complementou.

A exposição de frutas contará com 30 painéis, apresentando o melhor da fruticultura local e regional. O pavilhão de venda terá 40 bancas comercializando grande variedade de frutas, com destaque para o figo e a goiaba, além de pêssego, maçã, uva, morango, figo da índia, caju e seus derivados, como compotas, sucos, licores, doces. São produtos frescos, direto do produtor e a preços convidativos.

Os visitantes podem ainda conhecer de perto lavouras de figo, goiaba, uva e outras frutas, fazer degustação e comprar produtos diretamente dos fruticultores nos passeios de agroturismo, que ocorrem aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas, com saídas do Parque Municipal.

Os festejos contagoiabaIMG_2784m ainda com completa área de alimentação, shows musicais com bandas locais e regionais de vários estilos, exposição e venda de artesanato, parque de diversão, exposição de arte de dois artistas conceituados da cidade Marcos Guimarães e Eliete Tordin.

Nos três finais de semana, os festejos contarão ainda com eventos especiais: dia 15, às 13 horas, desfile de motos; dia 22, às 9 horas, exposição de carros antigos; dia 29, às 9 horas, passeio ciclístico. Aos domingos, às 9 horas, no Redondel, haverá apresentação de cavaleiros e muladeiros.

A área de estacionamento tem 3 mil vagas com seguro completo. O custo é R$ 20 e o dinheiro arrecadado será em prol das entidades da Asserutil. O Parque Municipal conta ainda com áreas de descanso, Fraldário, guarda volumes, conjuntos de sanitários e sistema de segurança.

A Festa do Figo de Valinhos começou ainda no início do século XX, quando chegaram as primeiras mudas de figos da Itália, pelo imigrante italiano Lino Busatto. Na década de 1910, a fruta já era produzida em escala comercial tornando a cidade conhecida nacionalmente como a Capital do Figo Roxo.

Somente em 1939 a festa começou a ganhar destaque com a chegada a Valinhos do dinâmico Monsenhor Bruno Nardini, nomeado vigário da Paróquia de São Sebastião. Foi ele quem deu início a uma campanha para a construção da nova Matriz de São Sebastião, unindo chacareiros e comunidade para a criação de uma pequena quermesse, visando à arrecadação de fundos para a obra e ajudar os chacareiros na comercialização de seus frutos.

Dez anos depois, em 1949, a pequena quermesse foi oficializada como a 1ª Festa do Figo pela Secretaria de Agricultura. Em 1995, a Expogoiaba foi incorporada à Festa do Figo, em função do crescimento da produção do fruto na cidade. Atualmente, as duas festas são os principais eventos turístico de Valinhos, reconhecidas em vários Estados brasileiros.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SAIBA USAR O TEMPO COMO ALIADO NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

ARTIGO DE JOÃO GUILHERME CAENAZZO O planejamento sucessório – que por décadas chegou a ser …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn