
Transformar o encerramento de um apartamento decorado e do plantão de vendas em uma ação de impacto social. Essa é a proposta do vernissage solidário promovido pela Congesa, empresa do setor imobiliário, no próximo dia 29 de janeiro, no Vivio Cambuí, em Campinas (SP). Parte da arrecadação obtida com a venda de móveis e itens de decoração do decorado será destinada à Instituição Assistencial Dias da Cruz, referência no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade.
Aberto ao público, o evento acontece das 17h às 21h, no estande do empreendimento, localizado na Rua Santo Antônio, 390, e marca um momento simbólico do projeto: a transição do encerramento do decorado para o início das obras. A iniciativa une arquitetura, design e responsabilidade social, reforçando o compromisso da Congesa com ações que geram valor para a comunidade.
Durante o vernissage, os visitantes poderão adquirir peças cuidadosamente selecionadas, que ajudaram a traduzir o conceito do Vivio Cambuí — empreendimento lançado em 2025 e que propõe uma combinação entre tranquilidade, sofisticação e o conceito de “refúgio urbano”, aliado à proximidade com o melhor da gastronomia, cultura, lazer e serviços do bairro Cambuí.
Para a CEO da Congesa, Adriana M. M. Mazzoni, a ação vai além de uma simples despedida do decorado. “A ideia foi transformar esse momento em um gesto de impacto social, dando um novo destino às peças e, ao mesmo tempo, apoiando uma instituição que desenvolve um trabalho fundamental na cidade”, afirma.
Além de marcar o encerramento de uma etapa do Vivio Cambuí, o vernissage solidário reforça a atuação da Congesa em iniciativas sociais. Em 2025, pela terceira vez consecutiva, a empresa realizou, em Indaiatuba, o Canteiro Solidário, evento beneficente em prol da Volacc (Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer), que reuniu economia solidária, lazer e cultura.
Apoio que transforma vidas
Parte dos recursos arrecadados com a venda das peças do decorado será revertida para a Instituição Assistencial Dias da Cruz, fundada em 1971 e localizada na região do Jardim Eulina. A entidade atende cerca de 320 famílias em situação de vulnerabilidade social. “Parcerias como essa têm um impacto direto e muito concreto na vida das famílias que atendemos. A iniciativa da Congesa nos permite ampliar o acesso a serviços essenciais de saúde e convivência, além de reforçar a importância da solidariedade e do engajamento da sociedade com causas sociais”, destaca Silvania Ferro, presidente da instituição.
A Dias da Cruz mantém um ambulatório médico que oferece gratuitamente atendimentos em clínica médica, auriculoterapia, fisioterapia, geriatria, psicologia, acupuntura, nutrição, moxabustão e psicanálise, todos realizados por profissionais voluntários e mediante agendamento. Somente em 2025, foram registrados cerca de 3.600 atendimentos ambulatoriais.
Além da área da saúde, a instituição promove oficinas e atividades intergeracionais gratuitas, como yoga, pilates, meditação, música, teatro, judô, dança e costura. No Centro de Convivência, foram contabilizados mais de 4.980 atendimentos ao longo de 2025. A entidade também desenvolve ações de atendimento social e orientação familiar, incluindo a entrega de leite pelo programa Viva Leite e a distribuição de cestas básicas às famílias cadastradas.
Trajetória e compromisso
Fundada em 1993, em Indaiatuba, a Congesa construiu sua trajetória pautada por inovação, pontualidade e qualidade. Criada e administrada por empresários com sólidas ligações com a cidade, a empresa atua de forma exclusiva e já lançou empreendimentos em Indaiatuba e Campinas, sempre com projetos de alto padrão entregues com áreas comuns equipadas e decoradas.
A sustentabilidade também é um dos pilares da marca, refletida no uso de materiais modernos de menor impacto ambiental, no incentivo a energias limpas e no bem-estar dos moradores, com projetos que favorecem a convivência, o lazer e uma vida mais saudável.
Com o vernissage solidário no Vivio Cambuí, a Congesa reafirma seu compromisso de integrar desenvolvimento imobiliário e responsabilidade social, transformando momentos simbólicos de seus projetos em oportunidades de impacto positivo para a cidade.
Foto: CEO da Congesa, Adriana M. M. Mazzoni.
Crédito: Divulgação.
