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CRESCEM GASTOS COM PRODUTOS DE MAIOR QUALIDADE NO VAREJO GAÚCHO

Uma pesquisa realizada pela Kantar Wordpanel verificou que uma fatia
maior da renda dos consumidores está sendo destinada a aquisição de produtos
Premium, ou seja, bens de preço elevado que prometem somar novas experiências
ao usuário. De acordo com pesquisa intitulada “O que é caro e barato para
o brasileiro”, 51% do valor destinado a itens de cuidado pessoal é gasto
com marcas mais caras. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio
Grande do Sul  (FCDL-RS) constata essa
tendência, justificada pela estabilidade da economia brasileira e a facilidade
de acesso ao crédito. “ Há alguns meses, começamos a oferecer a lente de
fabricação a laser. Foi um sucesso. Apesar de bem mais cara, os clientes
percebem a melhoria que o produto oferece. O par de lentes pode custar até
quatro mil reais e mesmo assim, há uma boa aceitação. Definitivamente não é só
o preço que interessa”- considera o presidente da CDL Montenegro e proprietário
da Ótica Santa Luzia, Alexandre da Silva Schmitz.

De acordo com o trabalho, na categoria limpeza, o gasto com produtos Premium
passou de 38% para 40%; em bebidas, de 25% para 28%; e em alimentos, o maior
salto: de 28% para 35%.

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, disse que a exigência do
consumidor aumenta a partir da ascensão econômica do Brasil. “A escolha de
produtos mais sofisticados apenas indica que as pessoas conseguem avaliar o
valor agregado de um bem e podem optar pelo que proporciona maiores benefícios,
já que possuem maior poder de compra”- aponta.

Além da experiência proporcionada pelos produtos mais caros, muitas vezes o
atendimento é um fator determinante para o sucesso nas vendas.

A presidente da CDL Bento Gonçalves e proprietária da Carllize Calçados e
Confecções, Helenir Bedin, percebeu e constatou que em relação ao ano passado, os
rendimentos com esse tipo de produto cresceu 5%. “Nossas clientes estão
procurando a mercadoria com maior qualidade e melhores diferenciais. O
principal destaque é o atendimento especial. Eventualmente, servimos espumante
em nossas lojas e a satisfação aumenta ainda mais. O preço não é o fator
decisivo na hora da compra. A cliente paga mais, se a qualidade é maior”,
disse.

A pesquisa independe da classe econômica e excetua as proporções dos gastos de
cada uma, sendo assim, os índices de referem ao desejo de adquirir e
experimentar produtos que antes não entravam nos lares de todos os brasileiros.

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS),
fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal
objetivo o desenvolvimento do setor varejista gaúcho, amparando e defendendo os
interesses dos seus associados, através de uma agenda estratégica focada em
tornar o setor referência mundial até o ano de 2017. Gestora Estadual do SPC,
Serviço de Proteção ao Crédito, criado há 57 anos por lojistas, é hoje
referência Estadual e Nacional em informação de crédito de consumidores
inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas
vendas a prazo no varejo.

Milton Paes

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