A POPAI Brasil 2020, considerada a principal premiação do setor de varejo, revelou nesta semana os vencedores da premiação deste ano. Com uma história de 46 anos, a rede Dalben Supermercados foi reconhecida pelo público e empresas em duas categorias: Personalidade do Ano, concedida à diretora de Marketing Fernanda Dalben, e bronze na categoria “Economia Digital”, pelas ações de transformação realizadas ao longo da pandemia do novo coronavírus.
Ainda em março, mais precisamente no dia 16, quando o Brasil entrou em isolamento para conter o avanço da pandemia, a diretora de Marketing do Dalben começou a pensar em estratégias de ruptura para enfrentar a crise e manter os negócios da rede, os empregos e se conectar com seus clientes.
Como contemplar o cliente de forma a atender o propósito de marca da empresa e dar conta de corresponder à corrida do mercado? Como levar ao cliente a experiência, antes realizada nas lojas, mas de forma virtual, embora sem cair na frieza das redes? Como levar aconchego aos lares, segurança financeira e, principalmente, a mensagem de união em um momento crucial, de uma marca tradicional de Campinas, para cada um dos seus clientes?
As respostas para os questionamentos foram respondidas durante dias e noites de trabalho. “A comunicação do Dalben havia de se aliar com tecnologias de vanguarda e soluções criativas para sair da correnteza da desesperança e seguir em frente, seguindo o seu propósito de marca, sintetizado no lema de ser uma ponte entre o passado e o presente, entre a tradição e o futuro, e levar aos seus clientes os produtos que eles necessitam para ter uma vida repleta de momentos felizes”, conta Fernanda.
Naquele momento, famílias, filhos, parceiros e parceiras deveriam ser contemplados com essa visão de cuidado, praticidade, segurança e diversão. “Era necessário reformular as estratégias de compra e venda, mas, também, condicionar suas mensagens, muito além de preço e oferta, a uma visão humana. Afinal de contas, todos contavam com um supermercado para suprir suas necessidades. Dalben não poderia ficar aquém desta empreitada”, explica a Diretora de Marketing, elencando seis pilares de comunicação estratégica da marca: entreter, ajudar, inspirar, educar, recompensar e informar.
Um dos pilares dessa estratégia de novo modelo de negócios foi a intensificação da presença da rede Dalben nas mídias digitais, aproveitando o aumento de tráfego das pessoas em isolamento. A estratégica acabou sendo um sucesso, sendo coradas com o bronze na premiação.
Foto: Personalidade do Ano, concedida à diretora de Marketing Fernanda Dalben.
Crédito: Divulgação.
As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil,…
ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras…
Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as…
O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro…
A Zucatoys, fabricante de brinquedos que estimulam as crianças a dar asas à imaginação, apresenta…
Muitos executivos desejam diversificar seus investimentos no exterior, mas não sabem como, têm muitas dúvidas…