ARTIGO DE YAGO ALMEIDA

Empreender é uma tarefa árdua e muitas vezes solitária. E para ser ainda mais complicado, há alguns setores que desafiam a resiliência do empresário. O setor automotivo é um deles. Além de ser uma das que mais movimenta a economia nacional, a indústria automotiva tem demandado por inovações cada vez mais constantes.

Em tempos de verdadeiras invasões online, existem alguns itens que são essenciais para a segurança de um empreendedor que tenha um e-commerce automotivo. Por isso é preciso investir em uma boa estrutura tecnológica e em uma equipe que escolha utilizar as melhores ferramentas antifraude.

Apesar do brasileiro amar carros e ter esse bem como um dos seus maiores objetivos de consumo, o consumidor ainda não possui conhecimento sobre as informações veiculares e esse é um dos maiores desafios do empreendedor automotivo. Muitas vezes o comprador não sabe o que existe, onde encontrar as informações e, na maioria das vezes, nem o que elas significam. Portanto, para o nosso negócio é imprescindível um investimento alto em comunicação para que o consumidor fique ciente das possibilidades que existem, além de uma equipe de atendimento treinada e especializada para atender a esse novo consumidor.

Além dos desafios, existem também algumas peculiaridades no nosso setor, como a dificuldade para obter informações e padronizá-las de uma forma que o cliente as compreenda; além de lidar com fontes sem padrão e com baixo nível de investimento em tecnologia.

Por outro lado, o consumidor de consultas veiculares tem um quase total desconhecimento da existência de informações veiculares e de como funciona esse mercado; não entende bem os termos utilizados no mundo veicular para descrever informações; além da ansiedade e pressa para fechar negócios quando escolhe um carro, o que faz com que caia em diversas ciladas.

Por fim, assim como acontece em diversos outros segmentos, a migração para o meio digital tornou-se uma das saídas para a verticalização do faturamento do setor automotivo e a previsão é que a compra do automóvel por meio 100% digital se inicie no Brasil muito em breve. Fique de olho no que há por vir.

Yago Almeida é Diretor Comercial da Olho no Carro (www.olhonocarro.com.br), uma startup que oferece segurança para transações de compra de veículos. O primeiro aplicativo web de consultas veiculares do país, analisa em poucos segundos, mais de dez variáveis, como  Decodificador de Chassi, Base Nacional – Dados Cadastrais do veículo com base no Renavam, Restrições e Impedimentos do veículo, Histórico de Roubo e Furto, Acidentes (sinistro de perda total), Indício de Sinistro, Leilão, Gravames (SNG), Histórico de Proprietários e Histórico de KM.

Milton Paes

Recent Posts

NOVAS STREET GLIDE E ROAD GLIDE DA HARLEY-DAVIDSON SÃO APRESENTADAS EM CAMPINAS

As concessionárias Tennessee Harley-Davidson, do Grupo Germânica, realizaram recentemente na região de Campinas, o lançamento…

3 dias ago

CONSTRUÇÃO CIVIL ABRE 28,6 MIL NOVOS EMPREGOS EM MARÇO

A indústria da construção abriu 28.666 empregos em março, um crescimento de 1,01% em relação…

4 dias ago