Acontece nesta terça feira (20/06), das 8h às 18h, na Casa de Campo do Royal Palm Plaza Resort em Campinas a sétima edição do Fórum Costa Brava que vai reunir importantes nomes de transporte aéreo, transporte terrestre e seguro viagens, para expor as novidades em torno do mercado de viagens corporativas. O Fórum Costa Brava é realizado pela Costa Brava Viagens e Eventos, agência associada à ABRACORP e umas das maiores TMC’s (Travel Management Company) do Brasil.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), no primeiro trimestre de 2017, o transporte aéreo e a locação de veículos, tanto nacional quanto internacional, foram responsáveis por 77% das vendas do segmento. “Os segmentos de transporte aéreo, de locação de veículos terrestres e de seguro viagens são um elo fundamental da cadeia de eventos e viagens corporativas. Ao longo dos anos, identificamos que o conteúdo é o maior atrativo do Fórum Costa Brava. Preocupamos em oferecer ao público debates relevantes acerca de temas que possam se tornar soluções para os profissionais do setor”, afirmou o diretor de marketing e vendas da Costa Brava, Carlos Schwartzmann.
Ele disse ainda que nesta edição o Fórum resolveu trazer o conceito de mais clientes finais falando no fórum. “Acho que isso deu um resultado muito bacana de repercussão de inscrições porque eu acho que o comprador e o cliente final se sente mais representado quando você faz um evento para colegas, parceiros deles, falando de cases e de como é a área de viagens nas suas próprias empresas. Isso cria uma identidade e houve uma demanda de inscrições”, comenta.
Depois de dois anos difíceis para o setor em 2015 e 2016, devido a recessão que se instalou no país, Carlos Schwartzmann, revelou que na Costa Brava estão sentindo uma nos negócios e uma retomada de crescimento. “Nossa expectativa é de um crescimento de 20% em 2017. No ano passado crescemos 10% em relação a 2015. A gente olha que o mercado está realmente aquecendo; Nós vamos apresentar isso nos dois painéis de eventos e incentivos”, reforça.
Para ele as empresas não pararam de realizar eventos, mas os eventos estão se moldando diminuindo de tamanho e as indústrias estão repensando o propósito dos eventos de como fazer e torná-los mais atrativos. “A área de eventos vem crescendo bastante. A gente projetou uma meta de dobrar o tamanho da área de eventos em 2017, que vai crescendo em representatividade, inclusive dentro da Costa Brava. Hoje nós estamos com 14 pessoas na equipe. No ano passado eram 9 pessoas, então é uma área que para a gente vm sendo a menina dos olhos de ouro. No mercado de viagens corporativas as margens caíram muito. Em geral a guerra de concorrência está muito forte, mas na área de eventos a gente consegue ainda sustentar melhor. É uma área que depende mais de um trabalho manual e de uma consultoria e assim a gente consegue um resultado bem interessante”, diz.
Após a abertura, a primeira atividade do Fórum será o painel “Gestão de Viagens Local x Regional x Global x Híbrida?”. O painel vai discutir e analisar casos reais de gestão local e global, analisando as diferenças de cada um dos modelos de contratação e trazendo dicas para o sucesso de cada um deles. Maura Allen, diretora da Radius Travel; Ronaldo Linares, Gestor de Viagens e Eventos da Accenture para a América Latina; Marina Shimada, gestora local de viagens da Honda, são os painelistas que discutirão o tema sob a mediação de Patricia Thomas, presidente da Associação Latino-americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV).
Para trazer reflexões sobre segurança dos viajantes, Debora Rocha, Gerente Regional de Segurança da International SOS no Brasil e membro do Overseas Security Advisory Council (OSAC), vai abordar o tema “Duty of Care em Viagens Corporativas”, uma das diversas atribuições dos gestores de viagens.
Já o palestrante Fábio Sacoman, engenheiro formado pela Unicamp, sócio e diretor de inovação da SETA Consultoria, entra em seguida para a palestra “Mentalidade de Design”. O painel vai abordar as técnicas básicas de inovação através do Design Thinking, que podem ser aplicadas na vida profissional, ajudando a superar os desafios do setor e na evolução do ecossistema de viagens corporativas.
Após o almoço, Guilherme Araújo, executivo do Watson, o Super Computador da IBM, vai abordar o tema: “Mas afinal, o que é Inteligência Artificial? Qual será o papel dela no mercado de viagens corporativas?” Ele vai debater o que está por trás desta tecnologia considerada a Quarta Revolução Industrial e o papel da Inteligência Artificial no mercado de viagens corporativas.
Para encerrar o ciclo de conteúdos técnicos, Fernão Loureiro, gerente regional estratégico de viagens na Philips América Latina, abordará os principais desafios do gestor de viagens, a relação com a área de compras, a satisfação do viajante corporativo e como equilibrar a balança das necessidades da empresa versus os desejos dos viajantes. Após a apresentação, Cristina Sato, viajante corporativa e Gerente Geral LA da Colormatrix Polyone Corporation, irá compor o painel que será mediado pelo presidente da Associação Brasileira de Viagens Corporativas (ABRACORP) e CEO da Costa Brava Viagens e Eventos, Rubens Schwartzmann.
Encerrando com chave de ouro está a palestra com o tema “Reputação e o novo Brasil do século XXII” e que será ministrada pela presidente da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki. Conhecida como a “Dama da Hotelaria”, Chieko trabalhou em diversos lugares do mundo como presidente da rede Caesar Park e como vice chairman da Westin. Deu início à Blue Tree em 1997, rede que conta hoje com 24 hotéis no Brasil. Chieko irá ajudar os participantes do Fórum Costa Brava a construírem uma visão positiva para um novo mundo.
O Fórum Costa Brava está em sua sétima edição e já é o maior evento do setor no interior de São Paulo. Suas edições somam mais de 1.600 participantes, 135 patrocinadores e gerou mais de 500 publicações em mídia especializada, tornando-se referência no segmento de viagens corporativas e MICE (Mettings, Incentives, Conventions and Exibitions) para empresas de 14 setores econômicos em todo país.
A Costa Brava Viagens e Eventos, com sede em Campinas, está prestes a completar 30 anos em 2018. No mercado de viagens e eventos está entre as maiores TMC´s (Travel Management Companies) do País. É especializada no gerenciamento de viagens de negócios apoiando seus clientes a obterem sucesso na gestão dos seus programas de viagens em termos de economia, serviços, segurança e sustentabilidade. Atua com foco no serviço personalizado, com investimento permanente em tecnologia de ponta e qualificação de seus recursos humanos. Seus clientes espalhados por todo o mundo contam com os mais modernos e avançados sistemas de gestão de viagens corporativas. Através da aliança com o grupo Radius Travel está presente em mais de 80 países e com 37.000 profissionais. Com sua matriz em Campinas-SP possui também áreas dedicadas para o atendimento a eventos corporativos, viagens de incentivo e atendimento personalizado para viagens pessoais.
Fotos 1 a 3 – A sexta Edição do Fórum Costa Brava realizada em 2016.
Crédito: Divulgação.
O FGTS Digital é uma plataforma inovadora que promete simplificar a gestão do Fundo de…
As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil,…
ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras…
Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as…
O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro…
A Zucatoys, fabricante de brinquedos que estimulam as crianças a dar asas à imaginação, apresenta…