FÓRUM COSTA BRAVA REÚNE PLAYERS DOS SEGMENTOS DE EVENTOS E VIAGENS CORPORATIVAS

Acontece nesta terça feira (20/06), das 8h às 18h, na Casa de Campo do Royal Palm Plaza Resort em Campinas a sétima edição do Fórum Costa Brava que vai reunir importantes nomes de transporte aéreo, transporte terrestre e seguro viagens, para expor as novidades em torno do mercado de viagens corporativas. O Fórum Costa Brava é realizado pela Costa Brava Viagens e Eventos, agência associada à ABRACORP e umas das maiores TMC’s (Travel Management Company) do Brasil.108_6ºFórum_CostaBrava_2016

De acordo com dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP), no primeiro trimestre de 2017, o transporte aéreo e a locação de veículos, tanto nacional quanto internacional, foram responsáveis por 77% das vendas do segmento. “Os segmentos de transporte aéreo, de locação de veículos terrestres e de seguro viagens são um elo fundamental da cadeia de eventos e viagens corporativas. Ao longo dos anos, identificamos que o conteúdo é o maior atrativo do Fórum Costa Brava. Preocupamos em oferecer ao público debates relevantes acerca de temas que possam se tornar soluções para os profissionais do setor”, afirmou o diretor de marketing e vendas da Costa Brava, Carlos Schwartzmann.

Ele disse ainda que nesta edição o Fórum resolveu trazer o conceito de mais clientes finais falando no fórum. “Acho que isso deu um resultado muito bacana de repercussão de inscrições porque eu acho que o comprador e o cliente final se sente mais representado quando você faz um evento para colegas, parceiros deles, falando de cases e de como é a área de viagens nas suas próprias empresas. Isso cria uma identidade e houve uma demanda de inscrições”, comenta.

Depois de dois anos difíceis para o setor em 2015 e 2016, devido a recessão que se instalou no país, Carlos Schwartzmann, revelou que na Costa Brava estão sentindo uma nos negócios e uma retomada de crescimento. “Nossa expectativa é de um crescimento de 20% em 2017. No ano passado crescemos 10% em relação a 2015. A gente olha que o mercado está realmente aquecendo; Nós vamos apresentar isso nos dois painéis de eventos e incentivos”, reforça.117_6ºFórum_CostaBrava_2016

Para ele as empresas não pararam de realizar eventos, mas os eventos estão se moldando diminuindo de tamanho e as indústrias estão repensando o propósito dos eventos de como fazer e torná-los mais atrativos. “A área de eventos vem crescendo bastante. A gente projetou uma meta de dobrar o tamanho da área de eventos em 2017, que vai crescendo em representatividade, inclusive dentro da Costa Brava. Hoje nós estamos com 14 pessoas na equipe. No ano passado eram 9 pessoas, então é uma área que para a gente vm sendo a menina dos olhos de ouro. No mercado de viagens corporativas as margens caíram muito. Em geral a guerra de concorrência está muito forte, mas na área de eventos a gente consegue ainda sustentar melhor. É uma área que depende mais de um trabalho manual e de uma consultoria e assim a gente consegue um resultado bem interessante”, diz.

Após a abertura, a primeira atividade do Fórum será o painel “Gestão de Viagens Local x Regional x Global x Híbrida?”. O painel vai discutir e analisar casos reais de gestão local e global, analisando as diferenças de cada um dos modelos de contratação e trazendo dicas para o sucesso de cada um deles. Maura Allen, diretora da Radius Travel; Ronaldo Linares, Gestor de Viagens e Eventos da Accenture para a América Latina; Marina Shimada, gestora local de viagens da Honda, são os painelistas que discutirão o tema sob a mediação de Patricia Thomas, presidente da Associação Latino-americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV).112_6ºFórum_CostaBrava_2016

Para trazer reflexões sobre segurança dos viajantes, Debora Rocha, Gerente Regional de Segurança da International SOS no Brasil e membro do Overseas Security Advisory Council (OSAC), vai abordar o tema “Duty of Care em Viagens Corporativas”, uma das diversas atribuições dos gestores de viagens.

Já o palestrante Fábio Sacoman, engenheiro formado pela Unicamp, sócio e diretor de inovação da SETA Consultoria, entra em seguida para a palestra “Mentalidade de Design”. O painel vai abordar as técnicas básicas de inovação através do Design Thinking, que podem ser aplicadas na vida profissional, ajudando a superar os desafios do setor e na evolução do ecossistema de viagens corporativas.

Após o almoço, Guilherme Araújo, executivo do Watson, o Super Computador da IBM, vai abordar o tema: “Mas afinal, o que é Inteligência Artificial? Qual será o papel dela no mercado de viagens corporativas?” Ele vai debater o que está por trás desta tecnologia considerada a Quarta Revolução Industrial e o papel da Inteligência Artificial no mercado de viagens corporativas.

Para encerrar o ciclo de conteúdos técnicos, Fernão Loureiro, gerente regional estratégico de viagens na Philips América Latina, abordará os principais desafios do gestor de viagens, a relação com a área de compras, a satisfação do viajante corporativo e como equilibrar a balança das necessidades da empresa versus os desejos dos viajantes. Após a apresentação, Cristina Sato, viajante corporativa e Gerente Geral LA da Colormatrix Polyone Corporation, irá compor o painel que será mediado pelo presidente da Associação Brasileira de Viagens Corporativas (ABRACORP) e CEO da Costa Brava Viagens e Eventos, Rubens Schwartzmann.

Encerrando com chave de ouro está a palestra com o tema “Reputação e o novo Brasil do século XXII” e que será ministrada pela presidente da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki. Conhecida como a “Dama da Hotelaria”, Chieko trabalhou em diversos lugares do mundo como presidente da rede Caesar Park e como vice chairman da Westin. Deu início à Blue Tree em 1997, rede que conta hoje com 24 hotéis no Brasil. Chieko irá ajudar os participantes do Fórum Costa Brava a construírem uma visão positiva para um novo mundo.

O Fórum Costa Brava está em sua sétima edição e já é o maior evento do setor no interior de São Paulo. Suas edições somam mais de 1.600 participantes, 135 patrocinadores e gerou mais de 500 publicações em mídia especializada, tornando-se referência no segmento de viagens corporativas e MICE (Mettings, Incentives, Conventions and Exibitions) para empresas de 14 setores econômicos em todo país.

A Costa Brava Viagens e Eventos, com sede em Campinas, está prestes a completar 30 anos em 2018. No mercado de viagens e eventos está entre as maiores TMC´s (Travel Management Companies) do País. É especializada no gerenciamento de viagens de negócios apoiando seus clientes a obterem sucesso na gestão dos seus programas de viagens em termos de economia, serviços, segurança e sustentabilidade. Atua com foco no serviço personalizado, com investimento permanente em tecnologia de ponta e qualificação de seus recursos humanos. Seus clientes espalhados por todo o mundo contam com os mais modernos e avançados sistemas de gestão de viagens corporativas. Através da aliança com o grupo Radius Travel está presente em mais de 80 países e com 37.000 profissionais. Com sua matriz em Campinas-SP possui também áreas dedicadas para o atendimento a eventos corporativos, viagens de incentivo e atendimento personalizado para viagens pessoais.

Fotos 1 a 3 – A sexta Edição do Fórum Costa Brava realizada em 2016.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VIRACOPOS DEVE RECEBER 248 MIL PASSAGEIROS NO FERIADO DE PÁSCOA

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), deve receber 248 mil passageiros entre esta …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn