Com o objetivo de disseminar o empreendedorismo e exemplificar as diferenças entre a prática americana e a brasileira de inovações de mercado, Henrique Domakoski, CEO do Troc, maior brechó online do Brasil, ministrará uma palestra a convite do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para os alunos de MBA da instituição. O evento acontece nesta quinta feira (02/11), no campus da universidade. A iniciativa e administração são do SciBR Foundation, organização que tem a missão de compartilhar o conhecimento e promover a criação de canais que conectam talentos brasileiros no exterior com demandas do Brasil.
Ex-aluno de especialização em business do MIT, Domakoski revela que a idealização de criar um brechó no formato e-commerce se iniciou durante esse aprimoramento. “É uma enorme satisfação ter esse reconhecimento justamente da universidade que me incentivou e me deu suporte para colocar esse projeto em prática. Poder dividir com os alunos minhas experiências, desafios, conquistas e dicas de como empreender será uma realização pessoal”, diz.
No mesmo período em que Domakoski estava no MIT, a esposa Luanna Domakoski também estudava nos Estados Unidos, com um curso de gestão estratégica com foco em comportamento do consumidor e gestão de marketing em Harvard, que conta ter abraçado o projeto assim que soube da ideia. “Quando retornamos para o Brasil, realizamos algumas pesquisas de mercado e, com a avaliação do comportamento do nosso futuro público, tivemos de aperfeiçoar a nossa ideia inicial para que a empresa se adequasse aos interesses dos consumidores”, evidencia o CEO. Após quase um ano de estudos, o casal desenvolveu a própria plataforma e o site do Troc foi ao ar pouco tempo depois.
De acordo com Luanna, atualmente COO da marca, o intuito do Troc é facilitar a compra e venda de peças seminovas de grandes marcas e estimular o consumo sustentável, que será um dos tópicos abordados na palestra.
Antes de abrir o Troc, Domakoski já havia sido presidente do Conselho de Jovens Empresários do Paraná e ganhado o título, em 2015, de empreendedor do ano no estado. “A expectativa é imensa para retornar àquela faculdade e contar tudo o que sei, além de tirar dúvidas daqueles que estarão lá para me ouvir. Espero que minha trajetória sirva de inspiração e base para as pessoas que querem inovar, serem criativas e desenvolverem algo diferente e inusitado”, conclui.
Lançado em dezembro de 2016, o Troc é um e-commerce de compra e venda de roupas e acessórios seminovos de marcas premium com até 20% do valor original. Atualmente, possui um crescimento mensal de 100% do faturamento, contendo nove mil mercadorias de 400 marcas premium, nacionais e internacionais. Apesar de seminovas, as roupas e os acessórios de luxo passam por uma curadoria criteriosa com serviço de autenticação, que garantem a originalidade de todas as peças. O site cuida de toda burocracia do processo de compra e venda, oferecendo para quem vende peças até 70% de lucro.
Foto: Luanna e Henrique Domakoski da Troc.
Crédito: Divulgação.
As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil,…
ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras…
Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as…
O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro…
A Zucatoys, fabricante de brinquedos que estimulam as crianças a dar asas à imaginação, apresenta…
Muitos executivos desejam diversificar seus investimentos no exterior, mas não sabem como, têm muitas dúvidas…