Os
números de pousos e decolagens foram expressivos no período, 1190 pousos e 1174
decolagens. Mesmo considerando que obras em andamento em pátios e pistas de
taxi provocam algumas restrições de operação, os sistemas a cargo da
Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, tais como o
processamento de passageiros pelos sistemas de raios-X, pontes de embarque e
desembarque, transporte de passageiros de e para aeronaves, informações sobre
voos, operações de pátio e outros, funcionaram dentro da normalidade. As
operações da Polícia Federal e da Receita Federal também foram reforçadas e
fluíram bem.
Alguns
eventos envolvendo outros agentes e/ou aeroportos do país influenciaram nos
atrasos nas chegadas e partidas no Aeroporto de Internacional de São Paulo,
como: meteorologia, fechamento temporário de uma torre de controle, reparos
emergenciais em pista, queda de energia no balizamento de pista, entre outros.
Além disso, a implementação de medidas de gerenciamento de trafego aéreo, de
responsabilidade do Ministério da Defesa, contribuíram para uma separação maior
entre pousos e decolagens.
Para
atender a demanda do mercado, que somente entre novembro de 2012 e novembro
deste ano cresceu 9%, e gerar mais conforto aos passageiros, em maio de 2014
será inaugurado um novo terminal para 12 milhões de passageiros, que contará
com o que há de mais moderno nos aeroportos do mundo. Ainda em 2014, durante o
segundo semestre, também serão iniciadas as obras de renovação dos Terminais 1
e 2.
No dia 6
de fevereiro de 2012, o consórcio formado pelas empresas Invepar (Investimentos
e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa)
foi anunciado o vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de
Guarulhos, o maior do país, com movimento de cerca de 32,8 milhões de
passageiros em 2012. Com a assinatura do contrato foi formada a Concessionária
do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., com 51% das ações pertencentes à
Grupar (Grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero. Dos 51% da iniciativa privada,
a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%.
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