GRU AIRPORT REGISTRA MOVIMENTO RECORDE DE PASSAGEIROS

O GRU
Airport (Aeroporto Internacional de São Paulo) teve o maior movimento de
passageiros da história no período de Natal. Entre 20 e 22 de dezembro,
embarcaram e desembarcaram no maior aeroporto da América Latina, 370 mil
passageiros. Nos últimos 12 meses, o aeroporto registrou movimento que
ultrapassou a marca de 35 milhões de passageiros. 

Os
números de pousos e decolagens foram expressivos no período, 1190 pousos e 1174
decolagens. Mesmo considerando que obras em andamento em pátios e pistas de
taxi provocam algumas restrições de operação, os sistemas a cargo da
Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, tais como o
processamento de passageiros pelos sistemas de raios-X, pontes de embarque e
desembarque, transporte de passageiros de e para aeronaves, informações sobre
voos, operações de pátio e outros, funcionaram dentro da normalidade. As
operações da Polícia Federal e da Receita Federal também foram reforçadas e
fluíram bem.

Nesses
três dias, dos 1190 pousos que o aeroporto
recebeu, 264 chegaram com atraso superior a 30 minutos. No mesmo período, foram
realizadas 1174 partidas, 339 delas atrasadas. Assim, o grande número de
chegadas atrasadas provenientes de outros aeroportos foi o principal motivo
para a quantidade de partidas atrasadas registradas no Aeroporto Internacional
de São Paulo.

Alguns
eventos envolvendo outros agentes e/ou aeroportos do país influenciaram nos
atrasos nas chegadas e partidas no Aeroporto de Internacional de São Paulo,
como: meteorologia, fechamento temporário de uma torre de controle, reparos
emergenciais em pista, queda de energia no balizamento de pista, entre outros.
Além disso, a implementação de medidas de gerenciamento de trafego aéreo, de
responsabilidade do Ministério da Defesa, contribuíram para uma separação maior
entre pousos e decolagens.

A
Concessionária se preparou durante o ano para receber esta demanda com
melhorias e obras em alguns gargalos que poderiam impactar na operação do
aeroporto e, principalmente, no atendimento aos passageiros, como: ampliação de
65% da área de raios-X; novo pátio de aeronaves com 69 mil m², com 13 posições;
mais vagas de estacionamento. No começo do ano eram 3,8 mil vagas e hoje são
cerca de 8 mil; nova sinalização para melhoria do fluxo interno de passageiros.
São mais de 900 novas placas, cerca de 750 iluminadas com layout
padronizado; 600 bancos foram reformados ou substituídos ao longo dos três
terminais em operação; oito novos banheiros na área de embarque, que são três
vezes maiores do que os que existiam; aumento do efetivo de profissionais em
saguão para apoio aos passageiros e para a segurança; manutenção preventiva de
todas as esteiras de bagagens, que funcionam em sua totalidade; reforma no
sistema de iluminação, com a troca e instalação de 1,2 mil lâmpadas; mais de 2 mil câmeras instaladas em todo o sítio
aeroportuário, incluindo estabelecimentos comerciais; acessibilidade: foi
concluída a revitalização dos pisos podotáteis nos Terminais 1, 2 e 4, que
auxiliam a locomoção e atendimento de deficientes visuais. Além disso, o
aeroporto conta com nove cadeiras de rodas no saguão; 29 novas lojas e criação
de uma praça de alimentação.

Para
atender a demanda do mercado, que somente entre novembro de 2012 e novembro
deste ano cresceu 9%, e gerar mais conforto aos passageiros, em maio de 2014
será inaugurado um novo terminal para 12 milhões de passageiros, que contará
com o que há de mais moderno nos aeroportos do mundo. Ainda em 2014, durante o
segundo semestre, também serão iniciadas as obras de renovação dos Terminais 1
e 2.

No dia 6
de fevereiro de 2012, o consórcio formado pelas empresas Invepar (Investimentos
e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa)
foi anunciado o vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de
Guarulhos, o maior do país, com movimento de cerca de 32,8 milhões de
passageiros em 2012. Com a assinatura do contrato foi formada a Concessionária
do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., com 51% das ações pertencentes à
Grupar (Grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero. Dos 51% da iniciativa privada,
a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%.

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