O que faz a indústria brasileira perder competitividade perante a concorrência de outros países? O que é preciso ser feito para corrigir essa situação? Em busca por respostas a essas questões,
Entre os participantes do fórum estão Eduardo Salles Bartolomeo, presidente da Vale, Sérgio Leite de Andrade, diretor-presidente da Usiminas, Tadeu Nardocci, vice-presidente sênior e líder global de manufatura da Novelis, e Pedro Machado Afonso, diretor de tecnologia de operações e site strategy da Mercedes Benz.
Ao público da ABM WEEK, os quatro profissionais revelarão o que vem sendo feito para a aumentar a produtividade em suas empresas. “Eles também abordarão os entraves à competitividade sistêmica, aquela que depende de agentes externos, como o governo federal e órgãos reguladores. Nesse grupo enquadram-se problemas conhecidos dos industriais, como a infraestrutura ineficiente, além de questões cambiais e tributárias.
A baixa competitividade é uma das causas do atraso do desenvolvimento do país e um dos fatores que explicam a limitada inserção da indústria brasileira nas correntes de comércio global. “Produtividade estagnada há mais de 20 anos, baixos investimentos em inovação, inadequação da qualidade dos recursos humanos e o atraso na adoção da transformação digital pintam um quadro difícil para o futuro do país”, lamenta Nolasco.
Na visão do consultor, alterar essa realidade passa por uma atuação menos tímida das empresas na adoção de processos estruturados de inovação e na implementação da Indústria 4.0. “Quanto mais demoramos para despertarmos para a Indústria 4.0, maior tende a ficar a distância entre nossas empresas e nossos competidores externos”, alerta o consultor.
O fórum “Inovação, capital humano e competitividade — visão dos executivos” será realizado logo após a cerimônia de abertura no o dia 1º de outubro, às16h30.
A ABM WEEK tem como objetivos promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e a melhoria da competitividade das empresas. Para os profissionais, é uma oportunidade única para compartilhar conhecimento, fazer networking e se atualizar sobre novas tendências.
Ampla e diversificada, a programação inclui debates técnicos, painéis, plenárias e mesas-redondas, além de rodadas de negócios, rodadas de RH, coquetéis e área de exposição.
A expectativa dos organizadores é atrair mais de 1500 pessoas, entre representantes de grandes empresas nacionais e internacionais, universidades, centros de pesquisa e institutos de tecnologia.
Além de ser um fórum o debate de temas atuais, a ABM WEEK é relevante por seu porte e abrangência. A Semana congrega onze eventos tradicionais da ABM: 74° Congresso Anual da ABM, 56° Seminário de Laminação e Conformação, 50° Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos, 49° Seminário de Redução, 20° Simpósio de Mineração; 7° Simpósio de Aglomeração; 38° Seminário de Logística; 40° Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades; 34° Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais; 23° Seminário de Automação e TI; além do 19° Enemet — Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas.
Este ano, a Semana também abrigará o principal evento da área de laminação no mundo, a 11a International Rolling Conference (IRC 2019), realizada pela International Society of Steel Institutes (ISSI).
Foto: Eduardo Salles Bartolomeo, presidente da Vale.
Crédito: Divulgação.
As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil,…
ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras…
Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as…
O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro…
A Zucatoys, fabricante de brinquedos que estimulam as crianças a dar asas à imaginação, apresenta…
Muitos executivos desejam diversificar seus investimentos no exterior, mas não sabem como, têm muitas dúvidas…