LIDERANÇAS EMPRESARIAIS SE REÚNEM PARA DISCUTIR O FUTURO DA MINERAÇÃO E SIDERURGIA NO BRASIL

O que faz a indústria brasileira perder competitividade perante a concorrência de outros países? O que é preciso ser feito para corrigir essa situação? Em busca por respostas a essas questões, executivos de grandes empresas do setor minerometalúrgico e de materiais irão se reunir no Fórum de Executivos, uma das principais atrações da ABM WEEK 2019. A semana técnico-científica promovida pela ABM acontece de 1 a 3 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. “A ideia é aproveitar a experiência desses líderes que terão a oportunidade de expressar seus pontos de vista e trazer recomendações para a indústria nacional e para o país”, diz o consultor Carlos Alberto Nolasco, coordenador e moderador do fórum.

Entre os participantes do fórum estão Eduardo Salles Bartolomeo, presidente da Vale, Sérgio Leite de Andrade, diretor-presidente da Usiminas, Tadeu Nardocci, vice-presidente sênior e líder global de manufatura da Novelis, e Pedro Machado Afonso, diretor de tecnologia de operações e site strategy da Mercedes Benz.

Ao público da ABM WEEK, os quatro profissionais revelarão o que vem sendo feito para a aumentar a produtividade em suas empresas. “Eles também abordarão os entraves à competitividade sistêmica, aquela que depende de agentes externos, como o governo federal e órgãos reguladores. Nesse grupo enquadram-se problemas conhecidos dos industriais, como a infraestrutura ineficiente, além de questões cambiais e tributárias.

A baixa competitividade é uma das causas do atraso do desenvolvimento do país e um dos fatores que explicam a limitada inserção da indústria brasileira nas correntes de comércio global. “Produtividade estagnada há mais de 20 anos, baixos investimentos em inovação, inadequação da qualidade dos recursos humanos e o atraso na adoção da transformação digital pintam um quadro difícil para o futuro do país”, lamenta Nolasco.

Na visão do consultor, alterar essa realidade passa por uma atuação menos tímida das empresas na adoção de processos estruturados de inovação e na implementação da Indústria 4.0. “Quanto mais demoramos para despertarmos para a Indústria 4.0, maior tende a ficar a distância entre nossas empresas e nossos competidores externos”, alerta o consultor.

O fórum “Inovação, capital humano e competitividade — visão dos executivos” será realizado logo após a cerimônia de abertura no o dia 1º de outubro, às16h30.

A ABM WEEK tem como objetivos promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e a melhoria da competitividade das empresas. Para os profissionais, é uma oportunidade única para compartilhar conhecimento, fazer networking e se atualizar sobre novas tendências.

Ampla e diversificada, a programação inclui debates técnicos, painéis, plenárias e mesas-redondas, além de rodadas de negócios, rodadas de RH, coquetéis e área de exposição.

A expectativa dos organizadores é atrair mais de 1500 pessoas, entre representantes de grandes empresas nacionais e internacionais, universidades, centros de pesquisa e institutos de tecnologia.

Além de ser um fórum o debate de temas atuais, a ABM WEEK é relevante por seu porte e abrangência. A Semana congrega onze eventos tradicionais da ABM: 74° Congresso Anual da ABM, 56° Seminário de Laminação e Conformação, 50° Seminário de Aciaria, Fundição e Metalurgia de Não-Ferrosos, 49° Seminário de Redução, 20° Simpósio de Mineração; 7° Simpósio de Aglomeração; 38° Seminário de Logística; 40° Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades; 34° Encontro de Produtores e Consumidores de Gases Industriais; 23° Seminário de Automação e TI; além do 19° Enemet — Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas.

Este ano, a Semana também abrigará o principal evento da área de laminação no mundo, a 11a International Rolling Conference (IRC 2019), realizada pela International Society of Steel Institutes (ISSI).

 

Foto: Eduardo Salles Bartolomeo, presidente da Vale.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VINHO EM LATA É A NOVIDADE DA EVINO EM OUTUBRO

A EVINO, referência nacional em vendas online de vinhos, tem uma grande novidade. A partir …

Facebook
Twitter
LinkedIn