Tendência mundial cada vez mais comum nas ruas, carros elétricos e híbridos deixam de ser novidade inacessível e já ocupam as ruas das cidades. Ônibus, taxis e utilitários são cada vez mais presentes com esses tipos de motor.

Portanto, quem quiser dar mais um passo rumo ao ecologicamente correto já tem algumas opções de carros híbridos no Brasil, com incentivo do governo que baixou o imposto de 35% para 7 a 0%.

Os modelos de automóveis híbridos possuem dois motores: um de combustão interna e um elétrico, que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões de poluentes. “Os sistemas híbridos e elétricos possuem um sistema de freio regenerativo, que permite recarregar as baterias do motor elétrico em momentos de desaceleração, melhorando a autonomia”, explica Leonardo Vega, engenheiro mecânico da Servcentro.

Apesar dos modelos 100% elétricos e híbridos serem mais caros do que os carros com motores convencionais, a manutenção desses veículos costuma ser  mais barata, de acordo com Leonardo. “A quantidade menor de peças móveis e acessórios faz com que haja menos desgaste mecânico, tornando a manutenção simplificada. Por exemplo, não existem motores de partida ou alternadores nos carros elétricos e híbridos, o motor/gerador elétrico executa a função de ambas as peças naturalmente”, explica.

Leonardo fez cursos de manutenção especializada para esses tipos de motores e se interessa pelo assunto desde os 15 anos de idade, quando começou a trabalhar e aprender na ServCentro, um dos locais mais procurados para manutenção desse tipo de veículo na região de Campinas (SP). O local também é o primeiro ponto de abastecimento de carros elétricos de Campinas e tem equipe totalmente especializada neste tipo de veículo. “Nossa ideia é sempre estar à frente dos outros e como a tendência é que os carros elétricos sejam cada vez mais comuns, queremos estar preparados para isso com treinamento e equipamentos de segurança”, explica Leonardo.

O fundador da Servcentro, Miguel Vega, possui experiência em manutenção automotiva desde 1977. A empresa é comprometida com a qualidade e está atenta às mudanças do mercado automotivo brasileiro, com investimentos maciços em tecnologia, instalações e capacitação de seus funcionários. O espaço físico conta com uma área de aproximadamente 1600 metros quadrados que permite atender grandes frotas e órgãos públicos. Em janeiro deste ano abriu sua primeira filial, no bairro Aquarius, em Vinhedo (SP).

Foto: Engenheiro mecânico da Servcentro, Leonardo Vega.

Crédito: Ricardo Lima

Milton Paes

Recent Posts

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS É TEMA DO PODCAST PANORAMA DE NEGÓCIOS

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) vem transformando as relações pessoais e profissionais.…

16 horas ago