MENTORIA EMPRESARIAL GANHA FORÇA NO BRASIL COM O CRESCIMENTO DO EMPREENDEDORISMO

A atividade de mentorias empresariais tem se destacado no mundo dos negócios e conquistado cada vez mais espaço no mercado empresarial brasileiro e internacional. Apesar de ainda serem consideradas uma novidade no país, segundo dados recentes da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios (ABMEN), mais de 30 mil profissionais intitulados Mentor(a) de Negócios surgiram no Brasil nos últimos anos.

Para Carmen Bernardes, fundadora da Consulte e CEO de empresas cristãs, o crescimento exponencial das mentorias no cenário brasileiro está diretamente associado à expansão do empreendedorismo no Brasil e revela uma mudança na forma como os empresários e empreendedores brasileiros estão encarando as dinâmicas do mercado. De fato, pesquisa recente da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) aponta que o Brasil tem um grande desempenho quando se trata de empreender. De acordo com o estudo, a taxa do empreendedorismo de brasileiros atuando em seus próprios negócios era de 38,7 milhões, em 2019, a segunda maior taxa desde 2002.

Nesse cenário de alta competitividade empresarial, Bernardes considera que os empreendedores, “sejam eles veteranos, novatos ou mesmo aqueles que almejam ingressar nesse mercado”, têm compreendido a importância “não só de se posicionar e se destacar no mercado, mas principalmente de melhorar a sua performance e, assim, conquistar melhores oportunidades de sucesso no seu negócio”, salienta a fundadora da Consulte.

De acordo com dados do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração, só no ano de 2022 mais de três milhões de novas empresas foram abertas no Brasil. Segundo Carmen, é diante dessa atual conjuntura de competitividade que as mentorias têm se mostrado uma excelente ferramenta para os empreendedores, uma vez que atuam na busca por soluções e orientações que auxiliem no crescimento do mentorado e, por conseguinte, do seu negócio.

Carmen Bernardes cita que a mentoria empresarial, desse modo, configura-se como um instrumento ideal para as empresas que estão com sua gestão em dia, mas que precisam construir estratégias de crescimento e de redução de erros, custos e prejuízos que prejudiquem o sucesso empresarial. Por outro lado, a mentoria é também um excelente mecanismo para os empreendedores que necessitam sobretudo potencializar o seu conhecimento acerca dos cenários do mercado em que atua, de modo a desenvolver maior segurança nas suas tomadas de decisão.

A consultora ressalta que a mentoria auxilia não apenas o empreendedor, como também proporciona a construção de um ambiente de trabalho mais agradável dentro das empresas, é o que revela pesquisa feita pela FIA Employee Experience, que mostrava que entre os 100 lugares considerados mais incríveis de se trabalhar, 55% ofereciam algum tipo de mentoria para suas equipes – que vai desde o funcionário Sênior até ao estagiário em início de carreira.

A mentoria empresarial pode garantir aos negócios do mentorado inúmeros benefícios que vão desde questões mais técnicas como identificar ou revalidar fatores críticos no seu negócio; reavaliar necessidades, avaliar implicações e consequências; identificar repetições inconscientes que prejudiquem o sucesso da sua empresa; promover discussões técnicas (ex.: como melhorar um programa ou processo), e vão até questões mais subjetivas como realinhar a pessoa que está ou deseja entrar para o mundo do empresariado e da empresa, refazendo seu posicionamento junto ao seu mercado, explica Carmen..

Para isso, a mentoria, pelo confronto à luz de uma segunda opinião que possua experiência, possibilita ao mentorado libertar-se de ideias ou pensamentos equivocados; assim como auxilia na elucidação de ideias que podem ser muito bem-intencionadas para resolver problemas da sociedade, mas nebulosas no início ou em outra etapa da caminhada empreendedora, de modo que clarificá-las pode significar sucesso, insucesso ou um atraso na jornada. Ainda segundo a CEO, a mentoria também deve parametrizar e atualizar as questões éticas do empreendedor com base nas leis atuais.

Conforme dados da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios, entre os anos de 2019 e 2020, o número de Mentores de Negócios disparou 78% em comparação ao ano de 2016, saindo de uma amostragem de 8 mil para 35 mil mentores. Diante disso, Carmen Bernardes destaca que, ao decidir contratar uma mentoria empresarial, o empreendedor precisa saber escolher aquela mais adequada para o seu negócio”.

A metodologia inédita adotada pela Consulte visa uma gestão corporativa integrada. Desse modo, foca em identificar o perfil do dono do negócio para transformá-lo em um investidor do seu empreendimento. Assim, a Consulte perfila e desenvolve perfis de proprietários e líderes empresariais, por meio de técnicas que geram: alta assertividade em estratégia, planejamento, operação e execução, elementos fundamentais para o bom desenvolvimento de uma empresa, além da adoção de mecanismos que visam a boa condução da equipe que compõe a organização. Serviço de Gestão e Negócios, de Comércio e Serviços. Atendo em modo pj, híbrido, bilíngue, customizado.

Fazendo uso de ferramentas e metodologias para também definir indicadores, metas, prazos, e perfis de liderança, a metodologia atua na implantação do Plano de Trabalho (implantação da Gestão Corporativa), que consiste em ordenar, modernizar, estruturar, setorizar e gerir quatro principais setores:  administrativo, financeiro, operacional e comercial. Não somente, visa a consolidação desse plano por meio da gerência da execução do que foi implantado no plano, bem como realiza auditoria e aconselhamento.

A Consulte, desse modo, por meio da excelente atuação de sua fundadora, Carmen Bernardes, promove um serviço de gestão assertiva baseada em valores cristãos, cujo diferencial consiste em gerar resultados efetivos e positivos para a empresa.

O resultado, de acordo com Bernardes é: uma visão do seu negócio renovada, uma rotina diária otimizada e uma disciplina de execução implantada em seu plano de ação, o que lhe propicia atingir suas metas e conquistar avanços parciais necessários e alinhados aos seus objetivos maiores.

 

Foto: Carmen Bernardes – CEO da Consulte e gestora de negócios especializada em cristianismo corporativo.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LK DESIGN HOTEL TEM NOVA CARTA DE VINHOS E LANÇA BEBIDA DE MARCA PRÓPRIA

Um dos mais badalados hotéis da capital catarinense, o LK Design, renovou sua carta de …

Facebook
Twitter
LinkedIn