ARTIGO DE EDMILSON MONUTTI
O ano de 2020 foi desafiador para todos ao redor do mundo. Nas empresas familiares, a saúde e a segurança das pessoas foram prioridades, enquanto seus líderes reconfiguravam as operações para combater a retração da economia e a incerteza sobre o futuro. Apesar desse cenário, nossa Pesquisa Global de Empresas Familiares 2021 mostra que o otimismo dessas organizações em relação ao crescimento neste ano e no próximo permaneceu alto, especialmente no Brasil.
As metas das empresas familiares no País são ambiciosas para o período: 78% delas esperam ver crescimento já neste ano e 85% no próximo, segundo o levantamento.A perspectiva positiva deve-se ao forte desempenho no último ano financeiro (antes da Covid-19), no qual 63% delas experimentaram crescimento e apenas 13% registraram redução nas vendas.
Os dados demonstram que as empresas familiares responderam rapidamente aos desafios impostos pelo Covid-19, indo buscar força e inspiração nos seus valores e propósitos. Isso fez toda a diferença na velocidade e coerência da resposta à crise.No Brasil, o estudo da PwC indica que 23% dos respondentes estão se concentrando em proteger seu negócio principal, garantindo que sobreviva a essa fase. Em um prazo mais longo, 80% das empresas familiares brasileiras querem proteger o negócio como o bem mais importante da família, semelhante às respostas obtidas em outros países.
O relatório também destaca que as principais prioridades nos próximos dois anos são a expansão para novos mercados e segmentos de clientes, o aumento do uso de novas tecnologias e a digitização, o aprimoramento das capacidades digitais e a introdução de novos produtos e serviços.Porém, somente 28% das empresas familiares brasileiras acreditam ter fortes recursos digitais e 32% afirmam que eles não são prioridade, em comparação com a média global de 38% e 29%, respectivamente. Isso é algo a ser repensado pois
há sinais claros de que esses recursos conferem agilidade e sucesso: 71% das empresas brasileiras com fortes recursos digitais tiveram crescimento pré-Covid em comparação com 60% das empresas que não os têm.
Assim como entendem a importância da tecnologia, há evidências claras de que ter os valores da família na forma escrita se correlaciona fortemente com o sucesso e outros atributos positivos (incluindo boa comunicação, alinhamento familiar e transparência). Nesse sentido, 24% dos respondentes brasileiros afirmam ter em vigor um plano de sucessão robusto, documentado e comunicado.
A pesquisa, feita entre outubro e dezembro de 2020 com 2.801 participantes de 87 países (com 282 entrevistas realizadas no Brasil), aponta, no entanto, que as questões relacionadas à sustentabilidade estão mais abaixo na ordem de prioridade no Brasil quando comparadas com as respostas globais. Conforme o levantamento, quase metade dos respondentes brasileiros tem a responsabilidade de combater as mudanças climáticas e suas consequências. Mas apenas 44% garantem que a sustentabilidade está no centro de tudo o que fazem, ante 49% globalmente. No Brasil, somente 39% dos entrevistados têm uma estratégia de sustentabilidade desenvolvida e comunicada.
Em uma lista de prioridades para os próximos dois anos, 21% dos entrevistados brasileiros pretendem aumentar a responsabilidade da companhia e 7% têm a intenção de aumentar investimentos e atividades de forma a apoiar a comunidade local. Apenas 6% dos entrevistados têm planos para reduzir as emissões de carbono nos próximos 24 meses.
O estudo evidencia que, em tempos de incerteza como os atuais, a sobrevivência das empresas requer uma visão estratégica que possa ser alterada com agilidade por parte de seus líderes para se adaptar ao novo. E as organizações familiares não fogem à regra.
Edmilson Monutti é sócio da PwC Brasil
As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil,…
ARTIGO DE MATHIAS FERRAZ Não seria ótimo se seus clientes enviassem suas listas de compras…
Embora itens básicos como seguro contra incêndio e saúde sejam frequentemente requisitos legais para as…
O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro…
A Zucatoys, fabricante de brinquedos que estimulam as crianças a dar asas à imaginação, apresenta…
Muitos executivos desejam diversificar seus investimentos no exterior, mas não sabem como, têm muitas dúvidas…