SINDUSCON-MG QUESTIONA PROPOSTA DE MACROZONEAMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE

O Conselho Deliberativo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) discutiu nesta terça feira (11/07) as adequações das propostas do Macrozoneamento. Esse é um programa do governo de Minas, complementar ao Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), que busca estabelecer o desenvolvimento sustentável de 34 municípios, nas próximas décadas. 

As recomendações do PDDI foram elaboradas por uma equipe de 180 especialistas de diversas áreas lideradas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), além da participação de representantes da sociedade civil e das gestões públicas municipais e estadual.

Se por um lado o PDDI tem sido visto com bons olhos por alguns segmentos da sociedade, o Macrozoneamento, como tem sido proposto, suscita alguns questionamentos. “O Plano Diretor é um instrumento de planejamento interessante, porque tem um caráter de integração, já que temos várias cidades na RMBH muito próximas umas das outras. No entanto, o Macrozoneamento é um subproduto dessa iniciativa e não passou por um processo de consulta popular tão denso quanto o do PDDI”, afirma Renato Michel, diretor de Projetos do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e membro do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana.

Entre as medidas que precisam ser mais debatidas, Renato Michel ressalta a que retira dos municípios, localizados nas chamadas Zonas de Interesse Metropolitano (ZIM), a atribuição de legislar sobre o próprio território e delega essa função ao Estado. Outro item questionável, segundo o diretor do Sinduscon-MG, é que o Macrozoneamento obriga os novos parcelamentos de solo a doarem 10% da área dos lotes para habitação de interesse social. “Essa é uma prática que pode impactar o preço dos imóveis para o consumidor final”, diz.

A proposta, que poderá se tornar lei em janeiro de 2018, precisa ser mais estudada pelas cidades abrangidas. “Dos 34 municípios envolvidos na questão, somente seis ou sete, tal como Nova Lima e Contagem, estudaram e verificaram a fundo as implicações do Macrozoneamento”. “Por isso, falta conhecimento das demais cidades para que possam perceber a discrepância entre o que está sendo sugerido e as realidades dessas localidades”, avalia.

Foto: Renato Michel, diretor de Projetos do Sinduscon-MG.

Crédito: Divulgação.

Milton Paes

Recent Posts

KLABIN INICIA OPERAÇÃO DO PROJETO FIGUEIRA EM PIRACICABA

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel…

5 horas ago

OS BENEFÍCIOS DO FGTS DIGITAL

O FGTS Digital é uma plataforma inovadora que promete simplificar a gestão do Fundo de…

2 dias ago