WORKSHOP GRATUITO DÁ TREINAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

O SindiVarejista de Campinas e Região realiza no dia 15 de agosto o workshop gratuito “Líderes: desenvolvendo competências necessárias” voltado para empresários, profissionais que atuam na área de Recursos Humanos, além de interessados em treinamento e qualificação. O encontro acontece das  8h45 às 11h30, na Rua General Osório, 883, 5º andar, no centro de Campinas (SP). As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas e podem ser feitas no endereço eletrônico http://sindivarejistacampinas.org.br/conexao-empresarial/5-passos-para-desenvolver-seu-perfil-de-lider/GestaoRHJulho_0012

O workshop faz parte do programa “Gestão de RH no Varejo” promovido pelo SindiVarejista com foco na capacitação de profissionais que atuam no comércio. Os encontros são realizados gratuitamente todo mês na sede da entidade.

No 6º workshop, a especialista em Recursos Humanos e facilitadora dos encontros, Ariana Gilberto, apresentará ferramentas e metodologias que contribuem para o desenvolvimento de competências e habilidades de líderes. Além disso, os participantes serão estimulados a trocar boas práticas e experiências que vivenciam no dia a dia da empresa. “Vamos discutir como desenvolver habilidades especialmente para que gestores desempenhem um papel de líder que agregue, engaje, motive e traga resultados ao negócio”, afirmou.

Adiantando um pouco o conteúdo que será passado, compartilhado e discutido no workshop, a especialista em RH destacou cinco pontos para desenvolver o perfil de líder

1 – Foque no resultado

O líder tem que ter a clareza de onde quer chegar e, mais importante, que este foco esteja alinhado aos objetivos da empresa. São os objetivos da empresa que vão traçar o perfil do líder. Só com essa conformidade e alinhamento entre ambos, será possível traçar metas e alcança-las, desempenhando a liderança. Se este alinhamento não ocorrer, dificilmente haverá resultados.

2 – Saber trabalhar em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma competência essencial que o profissional que desempenha papel de líder deve ter. E isso não significa apenas delegar trabalho aos subordinados, mas sim fazer parte do grupo de forma verdadeira e eficiente. O líder deve mostrar aos membros da equipe que está empenhado e engajado.

3 – Ter equilíbrio emocional

Esta é uma competência fundamental para os dias de hoje. Ter equilíbrio emocional não é apenas olhar para o outro com cara de paisagem quando as coisas acontecem, nem bater na mesa. Mas sim, buscar o equilíbrio para conseguir trazer à sua equipe a consciência que aquele é um ambiente de trabalho, saudável e sustentável. A busca disso demanda exercícios e prática, como por exemplo, a respiração, uma ferramenta bastante eficiente que podem ajudar as pessoas a terem mais inteligência e equilíbrio emocional.

4 – Seja o exemplo

É preciso liderar pelo exemplo. Isso não significa que o líder deve ser prefeito, pelo contrário. No entanto, deve ter atitudes coerentes com aquilo que cobra e considera necessário ser realizado. Se eu desejo pessoas engajadas, eu também preciso estar engajado e envolvido com o resultado.

5 – Ser líder é possível sim!

Embora muitas pessoas sejam líderes natos, a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Todo profissional pode ser um líder desde que desenvolva suas habilidades para isso. De modo geral, as pessoas que desempenham o papel de líder são aquelas que apresentam resultado à empresa ou negócio. No entanto, todo profissional pode desenvolver suas habilidades  como organização, planejamento, pró-atividade, saber trabalhar em equipe, equilíbrio emocional, entre outros, favorecendo assim o perfil de liderança.

Foto: Gestão RH Julho.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn