STARTUP DE CAMPINAS APRESENTA SOLUÇÃO PARA FATORES DE RISCO DE EMPRESAS

Empresas abertas no Brasil que apostam em planejamento e gestão do negócio têm maiores chances de sucesso de médio a longo prazo. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 70,2% dos empreendimentos de médio e grande portes deram certo, principalmente devido à eficiente gestão, planejamento e aone12 (2)dministração, com a adoção de medidas preventivas.

Crescer nesse mercado competitivo é outro desafio para os empreendedores. Monitorar os fatores que são considerados críticos para o sucesso não é tarefa fácil e demanda tempo. É nesse contexto que buscar metodologias e ferramentas que analisam a situação e auxiliam na tomada de decisão se torna indispensável. A startup One12, com sede em Campinas (SP), desenvolveu a metodologia Go To Green, que mapeia os 144 fatores críticos para o sucesso, divididos nas 12 áreas que toda empresa possui. A One12 tem oito sócios que atuam em diferentes segmentos empresariais. Tarcio Lopes, um dos sócios da One12, disse que o trabalho da startup  é mapear o caminho comum que as empresas precisam percorrer para ter sucesso e quais são os papéis que uma empresa precisa desempenhar para ser bem sucedida.

Para a aplicação do método, foi criada a plataforma online One12, que gera um check-up da empresa e facilita a otimização do planejamento, da execução e do acompanhamento de cada etapa no processo de gestão. Esse diagnóstico completo se aplica a empresas de qualquer porte e setor de atuação, pois identifica os pontos fortes ao mesmo tempo aponta o que precisa ser melhorado A metodologia ajuda gestores a superarem percepções subjetivas que nem sempre correspondem à realidade.

O processo todo é simples. A One12 cria uma espécie de mapa da empresa em que é possível visualizar as áreas que são consideradas vitais para o funcionamento do empreendimento: Planejamento, Recursos Humanos, Marketing, Vendas, Compras, Produção, Serviços, Administrativo e Financeiro, Contabilidade e Jurídico, Serviços de Apoio, Tecnologia da Informação e Gestão. “Toda empresa precisa se planejar, precisa comprar, precisa vender, precisa  se produzir o melhor serviço e precisa administrar.Independente do tamanho do negócio ou do segmento, a empresa precisa ter esses papéis desempenhados e apesar de as empresas terem uma estrutura em comum, elas são diferentes em suas características, mas essa estrutura comum das empresas nunca esteve mapeada e o trabalho da One12 foi mapear isso. A ferramenta é precisa em identificar os direcionamentos necessários dentro da empresa. Especialmente naquelas com redes, o gestor precisa enxergar cada área e ver o resultado do negócio de forma simplificada para atuar”, explica Tarcio Lopes.

Tarcio disse ainda que desde de dezembro do ano passado é que a One12 está com a tecnologia de fato, ou seja, com o sistema, mas a metodologia em si já está sendo utilizada há cerca de 2 anos. “O nosso investidor é uma empresa cliente. É uma incorporadora do centro oeste que a gente aplicou a metodologia. O diagnóstico deu uma visão que ele na tinha da empresa e ele teve resultados muito significativos na empresa dele a ponto que resolveu investir no negócio. Ele não é um investidor. Ele é um empresário, mas resolveu investir porque deu resultado no negócio dele e resolveu ajudar outras pessoas. Em abril do ano passado a gente implemento também  a metodologia em duas empresas em Florianópolis e essas empresas tem tido resultados muito significativos porque as pessoas as vezes não enxergam o que precisa ser feito dentro do negócio e a plataforma mostra tudo que precisa ser feito”, diz.

Segundo Tarcio Lopes até o momento mais de 230 empresas estão utilizando a plataforma, inclusive da região de Campinas e de segmentos diversos. “A nossa estratégia de vendas é gerar resultado para o cliente. Nós temos uma área de suporte  que é a área de sucesso ao cliente. No momento em que você acessa a plataforma e que se cadastra passa a receber uma assessoria para implementação da metodologia que é uma cultura de visão de gestão estratégica do negócio, então recebe toda uma assessoria para poder criar essa cultura através de roteiros de reuniões, formas diferentes de você fazer o negócio e você tem o suporte direto na plataforma onde você clica  tem o suporte de toda a nossa equipe”, finaliza.

O empresário Fábio Beal, sócio da Kiper, startup catarinense que desenvolve softwares e hardwares de controle de acesso em prédios começou a usar a ferramenta há pouco mais de um ano, ainda em fase de teste. O desafio era aproveitar todas as oportunidades de um mercado em franco crescimento. O uso da metodologia One12 foi uma solução encontrada para criar um processo de melhoria contínua na empresa. “O resultado foi que a empresa cresceu 280% no período, muito em razão das oportunidades identificadas pela ferramenta”, sinaliza.

Para o advogado João Paulo Avansini Carnelos, da Carnelos Advocacia, de Mato Grosso, o desafio que a empresa tinha era de se diferenciar num mercado extremamente competitivo. “O uso da ferramenta de diagnóstico da One12 para identificação dos pontos fortes e das melhorias necessárias foi a solução que encontramos para esse objetivo”, ressalta. Segundo ele, os resultados apareceram logo com um índice de satisfação dos clientes que melhorou 30% em oito meses de aplicação da ferramenta.

Foto: Diretor da One12, Tarcio Lopes.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn