EDUCADOR PORTUGUÊS E CONSULTOR DA UNESCO ANTÓNIO NÓVOA FAZ PALESTRA EM CAMPINAS

O Instituto Integral traz a Campinas o professor português António Nóvoa, consultor da Unesco para assuntos educacionais, para a palestra “A metamorfose da escola” no dia 25 de agosto, no Teatro Iguatemi, das 10h às 13h, com entrada gratuita. O palestrante é autor de mais de 200 livros e trabalhos científicos na área de História e Educação e reitor honorário da Universidade de Lisboa, onde atua como professor no Instituto de Educação. Quem tiver publicações dele pode levar para autografar, pois o professor estará à disposição para assinaturas e fotos no final do evento. Lembrando que no local não haverá venda de livros.Antonio Novoa_ao microfone

Nóvoa abordará de que forma as transformações pelas quais o mundo tem passado refletem na educação, o que deve ser adaptado e o que precisa ser preservado. “Tudo muda à nossa volta. Na revolução digital, no conhecimento, na ligação entre as pessoas, na relação com o espaço e o tempo. Estas mudanças transformam a escola e a educação. Há princípios aos quais nunca devemos renunciar, mas para educarmos crianças do Século XXI, precisamos mudar a forma da escola”, provoca António Nóvoa.

De acordo com Ricardo Falco, presidente do Instituto Integral, o objetivo do encontro é dar visibilidade à temática da educação e propiciar espaço para debates sobre o assunto. Além da palestra e da sessão de autógrafos com o palestrante, o evento terá ainda a exposição fotográfica Educação: Olhares Cotidianos, no foyer do teatro. “Pensar e discutir a educação está no nosso cerne. Além de promover mensalmente ações que envolvem a comunidade escolar, a programação do Instituto Integral fomenta atividades que abrangem Campinas e cidades da região. Convidamos educadores de outras instituições e a população para reflexões sobre cultura e conhecimento”, incita Ricardo Falco. Ricardo Falco_ alunos de fundo

Segundo Luciana Haddad Ferreira, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I e II do Colégio Integral, António Nóvoa é uma personalidade de curiosidade intelectual incessante. “Aos 62 anos, mantém atividade contínua dedicada à educação e sua agenda de palestras é sempre concorrida. Além de palestrante, presta consultoria de projetos educacionais em grandes órgãos, como a Unesco”, observa.

Nóvoa é professor convidado em Colúmbia (Estados Unidos), Oxford (Inglaterra) e Paris (França), além de colecionar condecorações, como a da Ordem do Rio Branco, do Brasil. É doutor em Educação pela Universidade de Genebra e em História Moderna e Contemporânea pela Paris-Sorbonne.

Na Universidade de Lisboa, conquistou o título de reitor honorário depois de atuar como reitor executivo por duas gestões, numa das quais foi um dos responsáveis pela fusão da Universidade de Lisboa (tida como a “Clássica”) à Universidade Técnica de Lisboa, com a perspectiva de unir diferentes dimensões do conhecimento.

Em 2014, foi professor visitante da Universidade de Brasília (UnB). E no ano passado, foi candidato independente às eleições presidenciais portuguesas, ficando em segundo lugar na preferência do eleitorado.

Foto 1 – Professor português António Nóvoa, consultor da Unesco.

Foto 2 – Ricardo Falco, presidente do Instituto Integral.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn