MERCADO MUNDO MATERNO TRAZ PALESTRAS, OFICINA DE SHANTALA E PRODUTOS DE MÃES EMPREENDEDORAS PARA CAMPINAS

Após o sucesso da primeira edição, a Mercado Mundo Materno volta a Campinas (SP) para proporcionar dois dias inteiros de aprendizado e lazer gratuito para toda família. A feira será realizada nos dias 24 e 25 de novembro, das 10h às 20h, no Espaço Guanabara. Os visitantes terão a chance de conhecer e adquirir produtos de mais de 30 expositores criativos e autorais, com um espaço de recreação do Clubinho Lúdico para as crianças. Cerca de 2.500 pessoas devem circular pela feira este ano, um aumento de quase 40% em relação à edição anterior.

A Mercado Mundo Materno nasceu no ano passado, quando a empresária Soraya Cury decidiu reunir em um só evento mulheres que, como ela, descobriram novos talentos após a maternidade. Soraya trabalhava há 18 anos na área comercial, mas só depois do nascimento da Helena, hoje com 3 anos, criou a própria marca de produtos infantis feitos à mão. “Quando me tornei mãe, uma ‘chavinha’ virou aqui dentro e eu percebi que só conseguiria me dedicar a algo que fizesse sentido para mim e, depois de criar a Paninho Sling, percebi que isso acontece com muitas mulheres, que também só se encontraram profissionalmente após o parto”, diz.

. A ideia cresceu e a feira reúne hoje diversas marcas de variados tipos de produtos especiais do universo infantil e materno, que vão desde moda a brinquedos, decoração e utilidades.

Palestras para todas

Este ano, a curadoria de expositores continuou sob os cuidados de Soraya Cury, mas foi a vez das idealizadoras do Grupo M.A.E., Embaixadoras da Mercado Mundo Materno, Lia Castro e Carmem Madrilis, escolherem o conteúdo das palestras. Segundo Lia, elas levaram em conta todo o cuidado com que os expositores da feira são escolhidos, para seguir o mesmo padrão de qualidade de todo o evento. “Os temas foram escolhidos a dedo para atender todas as mulheres e todas as mães, desde gestantes até as mães de crianças maiorzinhas”, conta a jornalista.

No sábado (24/11), as atividades começam às 10h, com a educadora parental Maria Clara Freitas falando sobre Educação Empática. Este tema envolve os desafios que surgem na tarefa de educar uma criança. Em seguida, às 10h30, a fisioterapeuta neonatal Camila Maza ministra uma oficina de Shantala para Bebês. Essa atividade tem uma taxa de inscrição no valor de R$30,00. A pedagoga Carol Braga, do projeto Conversa de Quintal, assume às 14h para falar de Literatura para Todas as Infâncias. Quem encerra o primeiro dia são as mulheres do Grupo M.A.E. e convidadas, com um bate-papo sobre Maternidade e Carreira, que aborda a volta da mulher para o mercado de trabalho.

No domingo (25/11), o dia também começa às 10h, com a enfermeira especialista em bebês e consultora em amamentação Bruna Collaço. As dicas da responsável pela Mãe Coruja Assessora Materna serão para as grávidas que querem se preparar para amamentar e lactantes. Às 14h, Vivian Fernandes vai tratar de um assunto delicado para todos os estágios da maternidade. Psicóloga clínica, Vivian trabalha há mais de 10 anos na área tema da sua palestra: o Cuidado com a Saúde Emocional Materna, em que aborda também perdas gestacionais e perinatais. Para encerrar o ciclo de palestras da Mercado Mundo Materno 2018, às 16h a designer de joias Monica Benini, esposa do músico Junior Lima, vai falar sobre Maternidade Transformadora. Com seu estilo de vida leve, com propósito e ligado à arte, à natureza e à diversidade cultural, Monica relata como um filho pode mudar os princípios e propósitos da vida da mulher. Todas as palestras são gratuitas, com exceção da oficina de Shantala. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo site http://www.sympla.com.br/mercadomundomaterno.

Oportunidade x Necessidade

O que Soraya constatou em seu círculo de amizades estava correto. Segundo uma pesquisa realizada no ano passado pela Rede Mulher Empreendedora (RME) com quase 1.400 mulheres, 75% das que têm seu próprio negócio começou a empreender após a maternidade. Um dos motivos desse empreendedorismo materno é a falta de oportunidade no mercado corporativo tradicional já que quase metade (48%) das mães perde o emprego em até um ano após tirar a licença-maternidade, como indicou outra pesquisa de 2017, feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV), com 247 mil mulheres.

Dados do Sebrae reforçam que as mulheres abrem o próprio negócio por necessidade mais do que homens: 48% contra 37%. Outro número que pode explicar esse fenômeno é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelou que o índice de desemprego entre as mulheres fechou o ano de 2017 em 13,4%, enquanto entre os homens foi de 10,5%.

Palestras Gratuitas

Dia 24/11 – Sábado

10h – “Educação Empática”, com Maria Clara Freitas, Coach, Educadora Parental, certificada pela Positive Discipline Association (PDA).

14h – “Literatura para todas as infâncias”, com Carol Braga, pedagoga especialista em Educação Infantil. Idealizadora do Conversa de Quintal

16h – “Maternidade e Carreira”, com Lia Castro e Carmem Madrilis do Grupo M.Ã.E (maternidade aliada ao empreendedorismo) e convidadas.

Dia 25/11 – Domingo

10h – “Atenção, Grávida! Prepare-se para amamentar”, com Bruna Collaço, enfermeira especialista em bebês, consultora em amamentação, responsável pela Mãe Coruja Assessora Materna.

14h – “O Cuidado com a Saúde Emocional Materna”, com Vivian Fernandes, psicóloga clínica com ênfase na saúde materno-infantil e psicologia perinatal, na atenção psicológica à gravidez e ao pós-parto.

16h – “Maternidade Transformadora”, com Mônica Benini, designer de jóias, mãe do Otto e entusiasta de um lifestyle leve ligado à arte, à natureza e à diversidade cultural. Amante de fotografia, de expressões artísticas e da vida com propósito.

Oficina

Dia 24/11 – Sábado

10h30 – Shantala Mãe + Bebê, com Camila Maza, Fisioterapeuta Neonatal e Consultora Materna – Investimento: R$30,00

Foto 1 –  Soraya Cury idealizadora da Mercado Mundo Moderno.

Foto 2 – Lia Castro do Grupo M.A.E.

Foto 3 – Edição 2017 da Mercado Mundo Moderno.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn