HORTOLÂNDIA RECEBE CERCA DE 2,3 MIL PESSOAS NA 4ª EXPO 3D

Cerca de 2,3 mil pessoas aproveitaram o clima ensolarado, no sábado (27/04), para conferir a 4ª Expo 3D, encontro nacional de impressão 3D, que movimentou as dependências do Ginásio Poliesportivo Victor Savalla, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Hortolândia.

Na exposição, o público pôde conhecer o universo da impressão 3D (tridimensional). A atividade está ligada à chamada cultura maker, cujo conceito é que qualquer pessoa pode se tornar um inventor, capaz de criar, consertar ou modificar objetos. A impressão 3D é também considerada um dos pilares da Indústria 4.0, que especialistas definem como a quarta revolução industrial, caracterizada pelo uso de tecnologias digitais.

Neste ano, o tema do evento foi “Educação  4.0”. Para divulgar e fomentar a prática da impressão 3D junto ao público, a exposição teve programação de palestras e oficinas, nas quais os visitantes aprenderam a fabricar objetos variados. “As oficinas estavam lotadas. As palestras, que abordaram os diferentes usos da impressão 3D, também registraram público expressivo”, destaca o organizador do evento, Rubens Medino.

O público se encantou com as exposições de impressoras 3D e de objetos criados por meio da impressão 3D, dentre os quais bonecos, próteses de mão e até um carro de corrida. Medino ressalta que participaram do evento 60 empresas oriundas de oitos estados brasileiros. “Tivemos também a participação de oito youtubers conhecidos que movimentam as redes sociais falando justamente sobre impressão 3D”, ressalta o organizador.

A 4ª Expo 3D também teve impacto positivo para o setor hoteleiro da cidade. O Druds Hotel, parceiro oficial do evento, registrou um bom movimento. De acordo com a gerente comercial do hotel, Christiane Perossi de Toledo, a expectativa era de ter 30% de ocupação dos leitos. “Tivemos cerca de 16%, ou seja, 39 pernoites e 25 quartos ocupados. Mas, para nós, foi um resultado muito bom, até porque nos finais de semana o movimento costuma ser menor no hotel”, destaca a gerente.

Medino faz um balanço positivo do evento. “Diante do público excelente que tivemos, acredito que no próximo ano devemos realizar o evento em um local maior”, salienta o organizador. Esta ideia é corroborada pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet. “Neste ano, houve aumento de público, o que mostra que o evento está crescendo. Para o próximo ano, o objetivo é aumentar o espaço para a exposição, ampliar a participação para empresas de outros setores, como Big Data e Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês, Internet of Things), e para os food trucks”, destaca a secretária.

Monique salienta ainda que a Administração tem buscado cada vez mais trazer eventos, como a Expo 3D, que ajudem a fortalecer a vocação da cidade como polo tecnológico da região. “A Prefeitura tem trabalhado para atrair eventos que são capazes de colocar Hortolândia em destaque no cenário nacional. Além disso, eventos como a Expo 3D movimentam os setores gastronômico e de turismo do município”, observa.

 

Fotos 1 e 2 – 4ª Expo 3D em Hortolândia.

Crédito: Divulgação.

 

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn