CORRIDA E CAMINHADA DO CAFÉ MANHÃ ESPORTIVA E CULTURAL REÚNE 630 NA FAZENDA SANTA ELISA DO IAC

A 4ª Edição da Corrida e Caminhada do Café, na manhã desse domingo (04/08), na histórica fazenda Santa Elisa, principal centro experimental do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), reuniu um público de 630 participantes, entre crianças, caminhantes e corredores. A organização do evento estimou que durante toda a manhã circularam pelo local cerca de 1,5 mil pessoas. A largada oficial da Corrida e Caminhada do Café contou com a participação de representantes do Instituto Agronômico de Campinas, organização do evento e o secretário de Esportes e Lazer de Campinas, Dário Saadi. A diretora do departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Alexandra Caprioli, participou da Corrida.

O idealizador da Corrida e Caminhada do Café, Ali El-Khatib, comemorou a participação do público. Mesmo em uma manhã de muito frio na cidade – temperatura de 11 graus e sensação térmica de 8 graus, na sua avaliação, a presença do público foi muito positiva. “A Corrida e Caminhada do Café, com o apoio da Prefeitura de Campinas e de todos os nossos parceiros, nessa quarta edição, se consolida no calendário anual de atividades esportivas e culturais do município. O evento vai muito além da competição esportiva e da prática de vida saudável. A Corrida e Caminhada do Café reúne as famílias, em uma manhã agradável, em um local tradicional, que remete a história do café na região e no Brasil”, explicou Ali El-Khatib. O evento contou ainda com apresentações de danças árabe do café e do ventre.

Os participantes nos seis quilômetros da Corrida e Caminhada percorreram trechos com plantações de café e outras variedades, lagos e o histórico Centro de Café que tem o nome do renomado pesquisador Alcides Carvalho. Passaram também pelo bambuzal histórico da fazenda, plantado pelo Barão Geraldo de Rezende para a sua filha que era albina, se proteger do sol.

A fazenda tem 692 hectares e 14 quilômetros de divisas e abriga sete centros de pesquisas do IAC – Café, Grãos e Fibras, Horticultura, Solos, Ecofisiologia e Biofísica, Fitossanidade e Recursos Genéticos Vegetais. Os prédios de pesquisas, administração, laboratórios e estufas são rodeados por bosques, gramados e coleções raras de plantas nativas e exóticas. As primeiras águas do ribeirão Colombo, afluente do rio Piracicaba, nascem nessa área ambiental.

Na categoria masculina, os cinco primeiros colocados na Corrida do Café fizeram o percurso de seis quilômetros, em um período que variou de 19 minutos e 12 segundos a 21 minutos e 16 segundos, foram pela ordem de chegada: Antonio Carlos da Cruz, Jean Teixeira de Souza, Francisco Denivaldo, José da Silva Neto e Valfrides Aparecido Rodrigues.

No feminino, as cinco primeiras colocadas fizeram o mesmo percurso em um período de 22 minutos e 19 segundos a 25 minutos e 51 segundos, sendo pela ordem de chegada: Cristiane Agostino, Luana Cunha de Andrade, Miriam Raquel Martins, Camila Zogo Castelli e Jéssica Lima.

 

Fotos 1 a 3 – Corrida e Caminhada do Café.

Crédito: Roncon & Graça Comunicações.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn