VOLKSWAGEN ANUNCIA O INVESTIMENTO DE R$ 2,4 BILHÕES EM SP

Nesta quinta-feira (29/08), o Governador João Doria acompanhou, ao lado do presidente da Volkswagen para a América Latina, Pablo Di Si,  e do chefe global de operações da empresa, Ralf Brandstätter, o anúncio de um aporte de R$ 2,4 bilhões na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. O anúncio aconteceu na sede da empresa, em Wolfsburg, na Alemanha, e o montante será usado na fabricação de um novo modelo da marca.  “A Alemanha tem uma altíssima tecnologia na fabricação de automóveis, especialmente a Volkswagen. Aqui se faz o que há de mais moderno. Esse é um anúncio muito importante para a economia paulista”, explicou Doria.

A expectativa é que cerca de 1,5 mil empregos, diretos e indiretos, sejam gerados na região em função do investimento. Desses, 100 vagas apenas para engenheiros. O novo modelo está sendo totalmente desenvolvido no Brasil e depois será fabricado na Europa. O primeiro protótipo já está em execução na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Durante a visita, Doria também conheceu o sistema dual de formação profissional, o mais praticado no país. O sistema, com tradição de mais de 100 anos, permite conciliar prática e teoria para aprender uma profissão. A formação profissional é financiada pelas empresas que pagam ao aprendiz um salário mensal e pelo Estado que assume os custos da escola profissionalizante. O modelo se tornou um produto de exportação alemão. “Esse é um dos bons segredos da Volkswagen e o programa de treinamento feito aqui é o mesmo que estamos desenvolvendo no Centro Paula Souza, nas Etecs e Fatecs. Por isso, nosso governo criou os 12 pólos de desenvolvimento econômico. Eles vão permitir a qualificação de mão de obra vocacionada para a atividade da região, seja no setor automobilístico, de tecelagem, agronegócio, tecnologia. Mão de obra qualificada é mão de obra empregada. É o que a Alemanha já faz e o que estamos fazendo em São Paulo”, explicou Doria.

Missão Alemanha

Doria fica na Alemanha até esta sexta feira (30/08). Durante a viagem participa também de encontros de trabalho para atração de mais recursos para o Estado. “São Paulo é um estado global e nossas viagens ao exterior têm rendido investimentos importantes, assegurando a geração de emprego e renda, meta principal do Governador”, afirmou Julio Serson, Secretário de Relações Internacionais do Governo de São Paulo, parte da comitiva de Doria à Alemanha.

Nesta sexta-feira (30/08), a delegação paulista se reúne com empresários do BDI (Federação das Indústrias Alemãs) em Berlim.

 

Foto: Governador de São Paulo, João Dória e o Secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles com executivos Volkswagen.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn