CONVENÇÃO DE VENDAS: MODELO ONLINE É SAÍDA PARA ALINHAMENTO COM EQUIPES COMERCIAIS

Com medidas restritivas que proíbem aglomerações, o universo corporativo precisa se reinventar diariamente.  E a convenção de vendas, segundo o consultor empresarial Roberto Vilela, é um exemplo de programação que pode ser adaptada ao ambiente online. Alinhada à transformação digital, a ação pode ser realizada mesmo sem presença física das equipes e ajuda a manter o engajamento dos profissionais. “Ajustar esse tipo de projeto é essencial nesta fase, porque a transparência na comunicação com as equipes e o fortalecimento do engajamento serão cruciais para a empresa enfrentar a crise que estamos vivendo. Há um distanciamento físico, mas ele pode ser contornado com ferramentas digitais. As convenções via conferência vão garantir que as empresas ajustem seus planejamentos e sigam com o trabalho dentro de uma normalidade plausível”, avalia Roberto. O consultor, inclusive, já realiza com seus clientes reuniões virtuais, palestras através de plataformas digitais e criou projetos para atender demandas de treinamentos e convenções via videoconferências.

Entre os desafios para a realização desse tipo de evento no ambiente virtual, Vilela acredita que a falta de familiaridade com ferramentas digitais é a mais comum. “Profissionais mais experientes do mercado de vendas, habitualmente preferem trabalhar com soluções mais analógicas. Agora é hora de mostrar que estão abertos a mudanças e dispostos a se adaptarem. Para a empresa, basta a compreensão de que é um momento de ajustes para todos e o ganho total é mais importante do que detalhes como questões técnicas ou dificuldades iniciais no processo de adaptação”, aponta.

Alinhamento para driblar incertezas

O alto índice de demissões e encerramento de contratos resultante desse momento de incertezas também impacta no engajamento dos profissionais. “Uma convenção de vendas mantida, mesmo que em ambiente virtual, vai ajudar a dirimir diversas dúvidas sobre manutenção dos serviços da empresa e mostrar ao seu time de representantes e vendedores que há uma busca pela transparência e resultados”, destaca o consultor.

Por fim, Roberto salienta que o custo-benefício é uma vantagem da convenção de vendas online. “Se já havia o planejamento para este evento presencial, ajustá-lo ao ambiente digital, através de videoconferência, significa reduzir custos com deslocamento, hospedagem e estrutura física. É uma ótima oportunidade para otimizar os investimentos e focar mais recursos em outras estratégias comerciais, sem abrir mão de uma ação de proximidade e fortalecimento da equipe”, finaliza.

 

Foto: Consultor empresarial Roberto Vilela.

Crédito: Divulgação.

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