PRORROGAÇÃO DE REABERTURA PARA O DIA 15 DEVE FECHAR MAIS 16.560 EMPREGOS E 1.400 BARES E RESTAURANTES

Com mais de 70 dias com as portas fechadas e operando apenas com delivery e retirada rápida, o setor de bares e restaurantes vê a crise aumentar a cada dia. Uma pesquisa realizada nesta quarta-feira (03) pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC) junto a seus associados indicam que a reabertura dos estabelecimentos somente no dia 15 de junho deverá agravar ainda mais a crise no segmento, com previsão de fechamento de mais 1,4 mil estabelecimentos e a demissão de 16.560 postos de trabalho a mais do que já foram oficializados.

A pesquisa foi respondida por mais de 110 empresários, a maioria de Campinas, que representam 25% dos associados da entidade. Segundo as respostas, os estabelecimentos já dispensaram 26,7% dos funcionários, desde o início da quarentena na região, no final de março. Em números, o setor já demitiu 15 mil funcionários na RMC, sendo metade apenas em Campinas.

Sem vendas e faturamento e com parte da equipe retornando ao trabalho a partir desta semana com o fim da Medida Provisória do Governo Federal de ajuda no pagamento dos funcionários, os empresários estimam nova onda de demissões. Se a reabertura das casas acontecer no dia 8, a estimativa é de um aumento de 24,3% nas demissões (chegando a 20.580 no total). Já se a retomada acontecer no dia 15, as demissões devem chegar a 52,6% dos empregos na região, ou 31.560, dobrando o número em relação aos dados atuais.

O levantamento da Abrasel RMC também quis saber qual a expectativa dos empresários quanto à continuidade das atividades em dois cenários. Desde o início da Quarentena, 2,4 mil estabelecimentos (20%) já fecharam as portas. Este percentual deverá subir para 26% caso a retomada ocorra na segunda-feira 8 (720 disseram estar em processo de encerramento das atividades). Se a reabertura gradual for protelada para o dia 15, o total de empresas fechadas deverá chegar a 3.870 na RMC, sendo metade delas localizadas em Campinas. “Estamos em uma semana bastante crítica para o setor”, alerta o presidente da Abrasel RMC Matheus Mason, consciente sobre a importância dos cuidados e medidas adotados para o combate ao coronavírus e a salvar milhares de vidas. “Mas é preciso lembrar que os empresários estão há mais de 70 dias com as atividades suspensas e apenas 15% de vendas estão sendo realizadas pelo delivery, que não é suficiente para pagar as contas de fornecedores, aluguel e salários dos funcionários”, explica.

Mason ressalta que sem uma antecipação de retomada em municípios com baixos números de mortalidade e de casos por milhão de pessoas, como é o caso de Campinas e outras cidades da região, a situação de colapso ficará ainda mais evidente. “Teremos 85,7% a mais de empresas fechadas em relação a quantidade que fecharia se voltássemos na próxima semana, é um adicional de aproximadamente 700 empresas que terão que encerrar as atividades com a reabertura somente no dia 15”.

Nacional

Pesquisa realizada pela Abrasel com 43 regionais e seccionais, 35% delas já estão abertas, funcionando com restrições. Algumas, inclusive, desde o dia 23 de março, com decreto municipal sobrepondo o decreto Estadual, como é o caso de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Santa Catarina também está aberto, com todas as medidas de segurança. “As principais características comuns em diversas localidades é o espaçamento entre clientes para garantir a não aglomeração e medidas prudenciais, como uso obrigatório de máscara, aumento nos procedimentos de higienização,disponibilização de álcool em gel e conscientização da população, questões amplamente compreendidas no protocolo de reabertura da Abrasel, entregue em abril para o Jonas e demais prefeitos da RMC”, finaliza Matheus Mason.

 

Foto: Presidente da Abrasel RMC, Matheus Mason.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn