SEGURANÇA PÚBLICA APOSTA EM CÂMERAS PARTICULARES PARA AMPLIAR O MONITORAMENTO DE MUNICÍPIOS

As câmeras particulares instaladas em residências, empresas e estabelecimentos comerciais tornaram-se importantes aliadas da segurança pública nos municípios brasileiros. Inteligentes e cada vez mais integrados, esses sistemas têm contribuído para um monitoramento mais efetivo e, consequentemente, para melhorar, de maneira significativa, a segurança nas cidades.

A cooperação entre sistemas particulares de vigilância e segurança pública constitui um avanço exponencial, segundo Adalberto Santos, diretor superintendente da Sigmacon Consultoria em Segurança Corporativa. “Indiscutivelmente, a maior beneficiária desta integração do monitoramento nos municípios é a sociedade”, afirma.

Um exemplo de sistema inteligente vem sendo colocado em prática na cidade de Limeira. O município paulista conta com a tecnologia da Muralha Digital, conjunto de equipamentos com câmeras e sistemas de identificação de placas de veículos. Ao todo, são 42 câmeras de alta definição instaladas em pontos estratégicos e nas entradas da cidade. “Este módulo inteligente utiliza recursos de OCR (Optical Character Recognition) para identificar as placas dos veículos e armazená-las em bancos de dados que servem a pesquisas imediatas ou futuras”, explica Santos. O sistema, destaca o diretor da Sigmacon, contribui para ampliar o monitoramento das ações de forma inteligente e mais eficaz.

No formato integrado de monitoramento, o município investiu também em um sistema chamado Câmera Cidadã. Trata-se de uma parceria entre a Guarda Civil Municipal (CGM) e a sociedade. Nesta modalidade de vigilância, câmeras particulares de residências, empresas e comércios são integradas ao Setor de Inteligência da GCM com o propósito de monitorar e melhorar a segurança nas várias áreas da cidade. Essas câmeras subsidiam informações que podem ser integradas com o sistema da Muralha Digital. No momento em que as câmeras particulares são cadastradas no sistema, a confidencialidade também é garantida. “A tecnologia é uma ferramenta que não faz a segurança, mas aumenta consideravelmente o monitoramento”, observa Adalberto Santos. De acordo com o diretor superintendente da Sigmacon, quanto mais câmeras particulares integradas com a segurança pública, maior o apoio ao trabalho ostensivo de policiamento. “Sem sombra de dúvida, esta integração representa um forte golpe na criminalidade”, destaca.

Embora muitos municípios brasileiros façam uso deste sistema inteligente e integrado de monitoramento, Santos reforça que é necessário cada vez mais investimento para que a cobertura de vigilância seja ampliada e se torne ainda mais eficiente.

 

Foto:   Adalberto Santos, diretor superintendente da Sigmacon Consultoria em Segurança Corporativa.

Crédito: Divulgação.

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Facebook
Twitter
LinkedIn