CAMPINAS GANHA SHOPPING PARQUE DAS BANDEIRAS

A direção do Shopping Parque das Bandeiras, na região do Campo Grande, em Campinas, inaugurou o shopping nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, às 10h. O alvará de funcionamento foi obtido junto à Prefeitura, após obtenção de todos os documentos de liberação, inclusive o do Corpo de Bombeiros. Segundo Fernando Castanheira, superintendente do shopping, as equipes trabalharam em parceria com as autoridades e empresas terceirizadas, com responsabilidade e profissionalismo, em prol da abertura do shopping. Cerca de 60% das lojas estão em operação, entre elas, as âncoras C&A, Lojas Americanas, Riachuelo, Marisa, Magazine Luiza e Besni. O multiplex Parque das Bandeiras, conjunto de seis salas de cinema da Cinematográfica Araujo, está previsto para abrir ainda este ano. “Será o mais moderno complexo de cinemas de toda a Região Metropolitana de Campinas”, atesta Castanheira.

A Secretaria Municipal de Urbanismo de Campinas (SP) expediu, na tarde desta quinta-feira, (8), o alvará de funcionamento e o Certificado de Conclusão de Obra (CCO) do Parque das Bandeiras Shopping, que fica na Avenida John Boyd Dunlop, na altura do Jardim Ipaussurama, na região Noroeste. Toda a documentação necessária para a expedição dos documentos que permite o funcionamento do empreendimento foi entregue pelos responsáveis pela obra.

Antes de encaminhar a documentação, os empreendedores tiveram que realizar serviços de readequação nas instalações para proporcionar maior segurança e conforto ao público.

Além de nova vistoria no local, para a liberação do alvará de funcionamento foi necessária a apresentação de pareceres do Corpo de Bombeiros, da Sanasa e da Empresa de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), entre outros documentos, aprovando a segurança das instalações e as melhorias viárias iniciais.

Foi exigida também a conclusão da primeira das oito fases das obras relacionadas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado no dia 10 de setembro entre a Administração Municipal e a empresa Ancar Ivanhoé, responsável pelo empreendimento. As obras serão realizadas como de contribuição de melhorias e o custo total será de R$ 20 milhões, valor já depositado pela empresa como caução.

O TAC foi elaborado em conjunto pelas secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, de Gestão e Controle, de Urbanismo, de Habitação, de Assuntos Jurídicos e de Meio Ambiente, além da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC). Os serviços incluem obras e tratamento urbanístico para contemplar, principalmente, readequação e melhorias no complexo viário da Avenida John Boyd Dunlop.

O Termo deveria ter sido formatado, e assinado, por ocasião da aprovação do projeto executivo e início das obras do empreendimento, em março de 2011. Na época, a direção da Secretaria Municipal de Urbanismo não aguardou a definição do projeto de diretrizes urbanísticas para o local. Para regularizar a obra e impedir que as áreas vizinhas sejam prejudicadas pelo impacto que o Shopping trará para o entorno, em especial no aspecto viário, o governo municipal está tomando agora essas providências.

O cronograma prevê a execução das obras em etapas, a fim de que não seja necessário o bloqueio nas pistas da Avenida John Boyd Dunlop. Conforme registro da EMDEC, a via apresenta um movimento diário de 45.050 veículos.

O Certificado de Conclusão de Obra (CCO) do empreendimento será expedido pela Prefeitura somente quando a primeira fase de serviço prevista no termo de ajustamento estiver pronta e aprovada pelos técnicos da Secretaria de Infraestrutura e da EMDEC.

Essa primeira fase de obras, cujos serviços estão em etapa de conclusão, engloba a pavimentação de um trecho marginal da Avenida John Boyd Dunlop, guias, sarjetas, galerias de águas pluviais, sinalização de trânsito horizontal e vertical, incluindo semáforos.

O trecho servirá de acesso ao shopping com passagem em nível com a avenida, mas ao final da conclusão de todas as etapas de obras previstas no TAC, o acesso ao empreendimento passará por um túnel que será construído sob as pistas da John Boyd Dunlop. Conforme os técnicos, em nenhuma das fases das obras, o trânsito da via será interrompido.

Com a conclusão de todas as ações, no prazo de 300 dias, conforme consta no TAC, o trecho contará com vias principais e marginais para tráfego de veículos, corredor sistema BRT – sigla em inglês que significa Trânsito Rápido com Ônibus – ciclovias e áreas verdes, entre outros benefícios.

Para a execução desse conjunto de obras viárias, foi necessária a desapropriação 13 residências. Os entendimentos com os proprietários estão sendo intermediados pela Secretaria Municipal de Habitação. Esses imóveis terão que estar desocupados e demolidos dentro de 240 dias.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

PALESTRA MARCA LANÇAMENTO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA EM CAMPINAS

As empresas familiares respondem por dois terços do total de empresas no mundo. No Brasil, …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn