A 3R INVESTIMENTOS ENTRA NO MERCADO DE FUNDOS IMOBILIÁRIOS COM PRODUTO FOCADO EM UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS

O universo de fundos imobiliários, que caminha para brevemente atingir a marca de 2 milhões de investidores na B3, está ganhando um novo – e inédito – produto. Idealizado pela 3R Investimentos, o FII 3R Renda Educacional é o primeiro do mercado com foco em campus de universidades comunitárias. A oferta inicial de cotas, na casa de R$ 150 milhões, terá início nos próximos dias com a família Zarzur, controladora da Ezetec, como consultoria imobiliária e investidora-âncora. “O objetivo do fundo é comprar imóveis ocupados por universidades comunitárias para explorar o recebimento de aluguéis. É o chamado sale and leaseback, em que o vendedor do imóvel continua como inquilino”, comenta Adriano Bernardi, sócio da 3R Investimentos. “Existem alguns fundos imobiliários voltados para o setor de educação, mas não como este que estamos lançando”, acrescenta.

Inicialmente, o FII da 3R comprará participação em prédios de universidades do Rio Grande do Sul. Campus de outros estados das regiões Sul e Sudeste também estão no radar. A oferta é restrita a investidores profissionais. A previsão é buscar um Cap Rate entre 12,5% e 13,5%, e entregar um Dividend Yield de aproximadamente 11,5% para os investidores, corrigidos pela IPCA.

A aprovação da alienação (parcial) do campus de uma Universidade comunitária passa por um processo de governança e aprovação bastante rígido, podendo chegar até o Ministério Público do Estado, o que foi o caso da primeira Universidade do FII 3R Renda Educacional que fica no estado do Rio Grande do Sul.

Este é o segundo produto que a 3R Investimentos lança com foco em universidades comunitárias (instituições que não têm finalidades lucrativas e reinvestem todos os resultados na própria atividade educacional) e com olhar ESG. O primeiro foi o FIDC (fundo de investimento em direitos creditórios) 3R Educacional, que chegou ao mercado no segundo semestre de 2021. “Queremos cada vez mais trazer melhores soluções de liquidez e de melhor estrutura de capital para as universidades comunitárias”, diz Bernardi.

Com aproximadamente R$ 800 milhões sob gestão, a 3R Investimentos – que carrega em seu DNA o propósito de Reduzir, Reutilizar e Reciclar – é uma gestora de recursos independente formada por profissionais com sólida e diversificada experiência no mercado financeiro brasileiro, o que lhe permite oferecer uma gama de soluções de investimento para diferentes perfis de investidores/clientes. A atuação é focada em Gestão Direta; Produtos estruturados; e Alocação e Gestão Patrimonial, visando sempre oferecer soluções que sejam efetivamente sustentáveis no longo prazo e adequadas para cada perfil de cliente. Na área de Produtos Estruturados, a asset possui os FIDCs 3R Educacional e 3R Agro Produtores Agrícolas. Em Gestão Direta, a 3R é responsável por dois fundos de ações – o 3R Radix FIA (Long Only) e o 3R RE FIA (Long Biased) – e pelo 3R Genus Hedge FIM (Multimercado Livre).

 

Foto: Adriano Bernardi, sócio da 3R Investimentos.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

COMO O CIDADÃO PODE SE PROTEGER DAS FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibiliza aos cidadãos o Sistema de Alerta de Desinformação …

Facebook
Twitter
LinkedIn