SÃO PAULO O BERÇO DAS FRANQUIAS

Apesar do momento econômico instável, alguns segmentos caminharam na contramão da crise. Um deles é o de franquias que, em 2015, registrou aumento de 8,3% no faturamento nacional se comparado ao ano anterior. O numero vem da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que acredita que a natureza colaborativa do negócio está conferindo maior resilPasso 1iência ao segmento.

A região sudoeste do País é responsável pela criação de mais de 71% das franquias existentes, sendo que 53% das redes credenciadas à ABF são originalmente paulistanas. Mas a cidade mais populosa da América Latina, com seus mais de 11 milhões de habitantes é alvo de franquias de outros Estados; empreendedores que vislumbram alcançar uma fatia desse grande oceano. Duas redes goianas contam sua experiência de chegar ao território paulistano, e os desafios para se conquistar um dos mercados mais concorridos do País.

Há cerca de um ano, a goianiense Michelly Lima e o esposo paulistano Eduardo Rodrigues decidiram abrir mão de tudo que tinham em Goiânia, Goiás, para abrirem uma franquia em São Paulo, Capital. “Nós fizemos uma pesquisa de mercado e vimos que há uma carência muito grande de profissionais realmente qualificados em design de sobrancelha e micropigmentação mesmo em São Paulo, a cidade onde tem tudo. Por isso, resolvemos deixar para trás família e amigos e investir no nosso próprio negócio”, explica Michelly.

Eduardo e Passo 2Michelly optaram por abrir uma unidade da Expressão do Olhar. A rede goiana de franquia  especializada em design de sobrancelhas e micropigmentação foi fundada pelas sócias e empreendedoras goianas Débora Pelles, Grazielly di Francescantonio e Lélia Vasconcelos, um trio de especialistas na área que se uniram para transformar sua expertise em franquia. Criada em 2012, marca vem se consolidando. Já são 19 lojas em  São Paulo, Tocantins, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Em São Paulo, chegaram em 2015.

Débora Pelles, uma das sócias diretoras da microfranquia, explica que o sucesso da marca se deve à venda de serviços. “Nosso carro-chefe é a venda de serviços, uma expertise que a rede já conquistou. Outro diferencial é que o negócio não depende de estoque, o que permite um investimento mais baixo se comparado a outros segmentos”, relata.passo 3

O negócio enquadra-se na modalidade de microfranquia, cujo investimento inicial não ultrapassa R$ 80 mil. É possível que o profissional inicie com apenas uma cabine de atendimento e faça a ampliação de acordo com o surgimento de demanda. “Esse é outro aspecto positivo e que faz do negócio adaptável a cidades de diferentes tamanhos. O franqueado pode ir ampliando sua loja na medida em que se consolida na região”, Daniela Abalém, gerente de franquias da Expressão do Olhar. A rede investe em treinamento intenso entre seus franqueados para aperfeiçoamento contínuo das técnicas aplicadas em serviços. Inclusive, a franqueadora inaugurou um Centro Técnico de Treinamento Avançado em Goiânia ainda neste ano.

Em outuMichelly_e_Eduardo_SPbro a loja do casal completará um ano em uma das maiores cidades do Brasil e os empresários revelam que o crescimento da unidade é perceptível. “Nós acreditamos muito na nossa marca e na excelência do trabalho. A satisfação do nosso cliente é o ponto chave para que os números cresçam. Nosso desafio não é só captar clientes, mas sim fortalecer o nome da loja e da marca e nos posicionarmos como referência no mercado de beleza e estética”, conta Eduardo.

A Posé Beleza Expressa – franquia de depilação e outros serviços de beleza sem hora marcada chegou no Estado há quatro anos e já são 5 unidades e diferentes municípios. Na capital São Paulo a primeira unidade foi montada em 2012, na Vila São Francisco. “Para se destacar em São Paulo é preciso inovar, como nós fizemos mostrando um serviço diferenciado para um público que é muito exigente. O nosso método é menos doloroso, proporcionando assim uma experiência única de serviço ágil, sem hora marcada e com uma qualidade superior, porque nessa cidade o tempo vale ouro”, conta Claudia Vobeto, uma das fundadoras da rede.

Fernanda Guidolin, que era agente de viagens, e a amiga Fabiana Varela, que já era empresária, foram as pioneiras da marca em São Paulo (SP). “Eu tinha muita vontade de ter um negócio próprio, por isso decidi sair do meu emprego e apostar minhas fichas na minha loja. Eu já conhecia as outras franquias de depilação, mas optei pela Posé por ter  preço mais em conta e o nome já era forte no meio da estética e beleza”, conta Fernanda.Depilando 2

Além da depilação com método e cera próprios, que proporcionam mais conforto ao usuário, a Posé Beleza Expressa disponibiliza  serviços rápidos de estética como: design de sobrancelhas, manicure e pedicure, escova expressa, depilação masculina, estética facial e corporal e uma linha de produtos diferenciada de lingerie, semijoias, linha de cosméticos e acessórios sensuais. “A nossa rede vem se reinventando ano após ano, sempre com novidades, acompanhando tendências, para ser competitiva no mercado de franquias. A partir de 2013, criamos novos formatos de negócios, mais enxutos, otimizando recursos, de modo a atingir cidades do interior e franqueados com menor capacidade de investimento”, diz Karla Lima, uDepilando 3ma das fundadoras da marca.

A marca goiana Posé Beleza Expressa foi criada em 2009. Hoje é uma das poucas franqueadoras que tem o Selo de Excelência em Franchising, chancela concedida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Atualmente, a rede possui 50 lojas atualmente, distribuídas em 16 Estados brasileiros, incluindo São Paulo.

Durante todo o ano de 2015 a empresa cresceu 34%, e a alavancagem seguiu ascendente em 2016. De janeiro a junho o crescimento da rede de franquias foi de 22% em contratação de novos negócios – 12 em números.  “Estamos em uma época em que os cuidados com a beleza deixaram de ser uma questão de vaidade e se tornaram necessidade. Esta é a era do Bem Estar”, explica uma das sócias da marca, Karla Lima.

 

Fotos 1 a 3 – Expressão do Olhar – Design de sobrancelha.

Foto 4 – Michelly Lima e Eduardo Rodrigues  da Expressão do Olhar.

Fotos 5 e 6 – Posé Beleza Expressa – franquia de depilação.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CROWDFUNDING IMPULSIONA MERCADO IMOBILIÁRIO NO INTERIOR DE SÃO PAULO

O setor imobiliário colhe bons resultados com o crowdfunding. Tendência no mercado, esta forma de …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn