A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL

O momento econômico com sua origem conhecida, e com seus desdobramentos seja em virtude de  aumento de custo por reajuste de preço de insumos, seja de atraso na entrega de produtos por escassez de insumos, ou da possibilidade quanto a redução de custos de folha de pagamento por redução de jornada de trabalho, ou ainda, a suspensão de contrato de trabalho, são eventos que a contabilidade gerencial necessita tratar de forma criteriosa para divulgação aos gestores visando a competente administração do investimento.

O CEO do Grupo Bahia Associados, Jorge Bahia, enfatiza sobre a importância da contabilidade gerencial. “Saber explorar as qualidades das informações da contabilidade gerencial é fundamental para definições estratégicas e para verificar se as ocorrências do dia a dia estão atendendo o planejado”, explica.

Jorge Bahia diz ainda que uma característica importante dessa informação é o seu direcionamento para análise específica da operação como, por exemplo, identificar a rentabilidade por linha de produto, acompanhar o giro do estoque por linha de produto, acompanhar gastos de departamentos que podem estar atrelados a receita obtida, ou seja, proporcionalizar gastos departamentais de acordo com a receita da operação, dar suporte ao cálculo de índices de análise de balanço, como liquidez geral, liquidez corrente, margem liquida,  estrutura de capital. “Assim é importante fazer distinção entre a contabilidade societária e a contabilidade gerencial. A contabilidade societária indica resultados para o mercado  sendo a  base para as questões tributárias. A contabilidade gerencial tem o objetivo de uso interno, estratégico do negócio, sendo base para avaliações, simulações, e projeções do plano de negócios e/ou de investimentos, finaliza.

Parte do treinamento sobre a contabilidade gerencial como instrumento de gestão e a importância para as organizações pode ser conferido no link https://www.youtube.com/watch?v=lymadotSR30&t=11s

 

Foto: Jorge Bahia, CEO do Grupo Bahia.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SAIBA USAR O TEMPO COMO ALIADO NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

ARTIGO DE JOÃO GUILHERME CAENAZZO O planejamento sucessório – que por décadas chegou a ser …

Facebook
Twitter
LinkedIn