A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DIGITAL PARA OS PEQUENOS NEGÓCIOS

ARTIGO DE ARIANE G

A presença digital é um requisito básico para qualquer empresa que queira prosperar, especialmente para as PME’s que podem crescer ainda mais caso utilizem as alternativas que a internet proporciona. Em uma época em que as empresas de grande porte contam com capital para investir em publicidade na hora de engajar o público, a presença digital se torna uma aliada para os pequenos negócios. Por meio de sites, blogs (se você deseja um bom tutorial para criar o seu: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/como-criar-um-site-passo-a-passo/), redes sociais e outros recursos que a web oferece, as empresas de pequeno porte se aproximam do público sem necessitar gastar grandes verbas em divulgação . Além disso, quando percebemos a influência de dispositivos móveis no dia a dia, possibilitando que as pessoas acessem a internet com mais frequência, compreendemos a relevância da presença online.

Pequenos negócios na era da internet

É importante ter em mente que a presença digital hoje em dia não se resume apenas a ter um site. O conceito vai mais além, pois a presença digital atualmente consiste em utilizar os recursos online de maneira planejada. Compreender os métodos de interação no Twitter, as postagens no Facebook, no Instagram e a produção de conteúdo em um blog, tudo isso faz parte da presença digital. Nesse contexto entram em cena outros conceitos importantes, como técnicas de SEO, plataformas para sites e a diferença entre planos de hospedagem. Ter presença digital requer estar a par desses e outros detalhes. Entre as vantagens que ela pode conferir para os pequenos negócios é possível citar alguns benefícios que veremos a seguir.

Visibilidade e alcance

Estar na internet é ganhar visibilidade frequente, ainda mais que atualmente todos os perfis de público frequentam a web, tanto procurando por produtos quanto para interagir nas redes sociais. Imagine, por exemplo, que o seu empreendimento é uma pequena barbearia. Muitos clientes podem conhecer os seus serviços por meio da internet. Outro detalhe é o alcance. A web rompe as barreiras geográficas. Nesse caso, uma pequena loja de calçados no interior do Rio Grande do Sul pode vender para clientes que residem em outros Estados do Brasil.

Escalabilidade

A presença do seu negócio no meio online possui um caráter perene. Sendo assim, as suas postagens em blog, as informações nas redes sociais, vídeos de divulgação e todos esses elementos farão parte do seu negócio o mantendo presente entre os clientes.

Baixo custo

A divulgação do seu negócio no meio online não apresenta um custo elevado. É óbvio que para ter um site mais profissional é necessário investir em um serviço de hospedagem de sites. Nesse caso, empresas como a Weblink e a Hostinger oferecem planos com preços acessíveis, perfeitos para pequenas empresas e para quem está iniciando.

Ganho em qualidade

Ao construir a presença digital para o seu pequeno negócio, você vai possibilitar que os clientes se relacionem mais com a sua marca. Além disso, você vai perceber que a internet oferece mais possibilidades em termos de atendimento graças às diversas opções de contato com o público.

Como construir a sua presença digital

O seu negócio pode contar com maior presença digital por meio de estratégias. Sendo assim, partindo do princípio que você já conhece bem o seu público-alvo.

Tenha um site

O site é a vitrine do seu negócio na internet. É por meio do seu site que os clientes encontrarão todas as informações pertinentes sobre o seu negócio e os produtos oferecidos. Vale lembrar que hoje em dia, graças às plataformas e CMS’s, você mesmo pode construir o seu site. Procure criar um site com layout clean, agradável e de fácil navegação. Lembre-se que na internet a usabilidade é uma ferramenta importante. Lembre-se também que é importante pesquisar antes um bom serviço de hospedagem de sites. As vantagens que uma hospedagem oferece são segurança e melhor desempenho.

Crie conteúdo

Um site é útil porque ali estarão armazenadas várias informações institucionais a respeito da sua empresa. Porém, para efetivar a sua presença digital é necessário criar conteúdo para engajar os seus clientes. Nesse cenário um blog é muito bem-vindo. Ele possibilita postagens constantes e nos mais variados formatos, desde textos, infográficos e também vídeos. O e-mail marketing também é eficiente, principalmente para um tipo de interação mais segmentada. As redes sociais não podem ser descartadas. O ideal é utilizar aquelas mais conhecidas, tais como o Twitter, o Instagram e o Facebook. É fundamental compreender como é a dinâmica de postagens de cada uma dessas mídias. Dessa maneira a sua presença digital vai ser constante, mas sem ser inconveniente.

Técnicas de SEO

A presença digital só será efetiva se o seu negócio for bem posicionado nos resultados do Google. Por isso, para melhorar o ranqueamento do seu site e blog, as técnicas de SEO são fundamentais. Por meio delas, você pode impulsionar e melhorar o alcance das suas postagens e do seu negócio de forma geral. Lembre-se que os usuários fazem milhares de pesquisas diárias na web, e neste exato momento podem estar procurando pelos seus serviços ou produtos.

A internet influencia várias práticas cotidianas, a maneira como as pessoas consomem e compram os seus produtos é uma delas. Portanto, a presença digital para pequenos negócios não é mais um diferencial, ela é um elemento fundamental para o mercado baseado na internet.

 

Ariane G é jornalista, analista de conteúdo & SEO na Hostinger Brasil e tem o papel de contar para todo mundo o poder transformador da internet. Com foco em otimização, produção para web e técnicas de SEO, divide os dias entre pesquisas de palavras-chave e passagens aéreas.

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