A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA STARTUPS

O planejamento financeiro para startup, que era visto como um monstro do empreendedorismo, principalmente neste cenário de pandemia, passou a ser aceito como prioridade nessa nova conjuntura. A gestão e planejamento financeiro de uma organização é a principal maneira dos empreendedores entenderem como está o seu cenário e projetar o futuro diante de qualquer turbulência que possa existir. Muitos empreendedores se afastam o máximo que podem por considerarem finanças um tema chato, mas é extremamente importante ter um planejamento financeiro, pois é isso que move a sua empresa para o sucesso.

De acordo com Marina Ruiz, CEO da MR Finance, uma empresa especializada em planejamento financeiro para pequenas e médias empresas, ter um bom planejamento financeiro é ter segurança no caminho que o seu negócio está trilhando. “Nosso foco é transmitir de forma clara e objetiva a importância dessa gestão para os negócios e, além disso, simplificar a finança corporativa no dia a dia dos empreendedores’’, diz.

A MR Finance que atua com pequenas e médias empresas desde 2018, criou uma metodologia eficaz que garante ótimos resultados, é o Design Financeiro, que são etapas para desenhar e construir a área financeira estratégica.

O objetivo dessa metodologia é ajudar os empreendedores a organizar a área financeira da empresa para que ela seja mais estratégica, empoderando a tomada de decisão e sendo um grande auxílio em momentos mais conturbados, bem como nas situações mais confortáveis, quando há a tendência de perder de vista o controle e acompanhamento financeiro. De acordo com Marina, planejamento financeiro, não é apenas fluxo de caixa e sim uma organização em longo prazo para que as empresas se mantenham vivas por tempo indeterminado.

Planejamento Financeiro

É a elaboração de objetivos e um plano de ações para atingir tais objetivos. Isso coloca você no controle das movimentações financeiras e quais os melhores caminhos a seguir.

Passos para garantir um bom planejamento financeiro

Entender o cenário da empresa

Antes de se construir um planejamento financeiro, é muito importante conhecer o cenário da empresa, quais são suas limitações e seus pontos fortes em relação aos concorrentes; ter bem definido o público alvo, o modo como irá realizar contato com o cliente e analisar como a demanda tende a se comportar nos próximos períodos.

Entender o produto e/ou serviço que você vende

O ponto crucial para se obter sucesso financeiro é compreender perfeitamente o que você vende. Estamos em uma época onde o consumidor não busca um produto, mas sim uma solução para algum problema. Dessa forma, visto que o mercado oferece diversos produtos e/ou serviços com funcionalidades parecidas e preços competitivos, cabe ao vendedor convencer de que o seu é o que melhor vai satisfazer às necessidades do cliente.

A partir do momento que você conhece sua estratégia de vendas que tem em mãos, a análise se torna mais intuitiva e fácil de ser realizada.

Fazer o mapeamento dos custos e despesas

Após entender seu produto e/ou serviço, deve-se mapear todos os custos relacionados a ele. O custo direto é aquele que está ligado ao produto e/ ou serviço e a mensuração são totalmente relacionados ao produto/serviço em questão. Há também os custos indiretos, que igualmente estão relacionados ao produto e/ou serviço, porém a mensuração deles em relação ao produto / serviço não é direta, geralmente acontece por técnicas de rateio. Por outro lado, as despesas são os associados com as atividades auxiliares.

Desse modo, tomando como exemplo uma lanchonete, os custos diretos seriam os de produção de um sanduíche, como: pão, carne e queijo. Já os indiretos são os relacionados à mão de obra, aluguel e pagamento de contas, como água e energia elétrica.

Portanto, é essencial analisar quais são os custos de produção para cada unidade e qual é o preço competitivo no mercado e, dessa maneira, conseguir calcular qual será o lucro para cada item vendido e, assim, o da empresa.

A MR Finance, com sede na cidade de Vinhedo, é uma empresa com  foco em Planejamento Financeiro para pequenos e médios negócios. O propósito da MR é facilitar as rotinas financeiras para que a empresa tenha uma área eficiente, estratégica com alta qualidade de informações e, conseqüentemente, elevada gestão e visão financeira.

Marina Ruiz é engenheira, com mais de 10 anos de experiência em planejamento e gestão financeira, atuou em empresas de médio e pequeno porte assumindo responsabilidades e desafios em finanças corporativas.

Atualmente é fundadora da MR Finance, que desde 2018 trabalha ao lado de empreendedores e startups, buscando um diagnóstico da empresa e simplificando o planejamento financeiro em seus negócios.

 

Foto: Marina Ruiz, CEO da MR Finance.

Crédito: Divulgação.

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