A INVASÃO DA COMUNICAÇÃO

02 de dezembro de 2014.
COLUNA DA TANTAS COMUNICAÇÃO COM JULIANA FREITAS.

Você já deve ter
achado que o Facebook lê seus pensamentos, não é? Basta acessar seu perfil no
celular e já aparecem várias páginas do seu interesse para curtir ou anúncios
de todas as e-commerces que visitou. E você se sente até meio pressionado a
comprar ou a curtir tal página, afinal, era isso mesmo que queria.
Essa estratégia tem
gerado ótimos negócios. Cada vez mais pessoas compram pela internet,
influenciadas por anúncios bem feitos e estratégias inteligentes de algumas
redes, como o Facebook. De olho neste filão, empresas físicas estão apostando
no e-commerce e redirecionando sua verba publicitária para as redes sociais.
É uma nova maneira de
comunicar, um pouco invasiva demais, na minha opinião, mas que tem funcionado.
O problema, na verdade, está na falta de boas empresas que ofereçam o serviço
de Conteúdo específico para estas mídias. A ferramenta ainda é nova e não há um
expert no assunto. Experiências positivas têm surgido, mas ainda há muito
resultado negativo.
Tem acertado as agências
que entenderam que é preciso ter cuidado com o conteúdo publicado. A
comunicação, coordenada por uma equipe de profissionais (de preferência
jornalistas) com experiência em conteúdo, precisa ter a linguagem que a rede
pede, sem perder os valores da empresa.
Para atender a
crescente demanda, nos últimos cinco anos, pequenas agências digitais formadas
por três, dois e até um integrante pipocaram nos quatro cantos do país. E a
banalização da comunicação se instalou de tal forma que dificilmente
conseguiremos dar a ela sua devida importância.
Claro que um caminho
vem sendo traçado e, em breve, teremos mais soluções do que problemas. Mas só sobreviverão
no mercado as empresas que utilizam as redes sociais apenas como uma das
ferramentas de sua comunicação, sem super ou subestimá-la. Cabe, à sua equipe
de profissionais determinar o peso que ela merece dentro de sua companhia e
investir corretamente.

A Tantas Comunicação é dirigida pelos jornalistas Juliana Freitas e Alberto Augusto e elabora estratégias de comunicação integradas destinadas ao fortalecimento da imagem e da credibilidade das organizações junto aos seus públicos. A Tantas Comunicação conta com uma equipe de jornalistas e designers especializada em comunicação empresarial, o que engloba os serviços de Assessoria de Imprensa, Publicações Customizadas, Comunicação Interna, Monitoramento de Redes Sociais e Conteúdo Web. Saiba mais: www.tantas.com.br
Juliana Freitas, sócia na Tantas Comunicação, é jornalista com pós-graduação em Marketing. [email protected]
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ESCRITÓRIO PADOVANI ARQUITETOS DE CAMPINAS TEM QUATRO PROJETOS PREMIADOS NO iF DESIGN AWARD 2024

O escritório Padovani Arquitetos teve quatro de seus projetos premiados pelo iF DESIGN AWARD 2024, …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn