ABA TRAZ PARA O MERCADO BRASILEIRO O ESTUDO “A REVOLUÇÃO DE PROCUREMENT” CRIADO PELA WFA

A área de compras é um parceiro essencial da estratégia de investimento da marca e desempenha papel imprescindível no desenvolvimento do negócio. Visando aprimorar as práticas da área e melhorar sua percepção pelo mercado, o Global Sourcing Board da WFA (World Federation of Advertisers), Federação Global de Anunciantes, da qual a ABA é filiada e possui assento no Comitê Executivo, elaborou o estudo “Project Spring: Revolutionising the perception and contribution of marketing procurement”, parte do “Project Spring”, iniciativa global de compras lançada em 2018 e projetada para transformar a proposta de valor do Marketing Procurement.

Proporcionando o acesso de profissionais do marketing, marcas, empresas e público em geral ao conteúdo, a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), sempre conectada às melhores práticas internacionais da atividade dos anunciantes, trouxe com exclusividade para o Brasil a tradução do estudo, através do guia “A revolução de Procurement: Desenvolvendo a percepção e a contribuição do marketing procurement global”.

A tradução do material foi coordenada pelo Comitê de Sourcing da Entidade, presidido por Sheila Vieira, Gerente de Suprimentos Indiretos – Marketing e Varejo do Grupo Boticário, e Vice-presidido por Carolina Miana, Marketing Purchases Manager na P&G, e Margarida De Las Cuevas, Procurement Coordinator na Unilever.

Sheila destacou a importância da versão traduzida do material. “Nosso papel como alavanca para o crescimento das marcas nunca foi tão evidente. Transformar a maneira como a organização vê o Marketing Procurement como um investimento em oposição a um custo, pode ajudar os profissionais de compras a adotar comportamentos mais estratégicos. Este é um debate contínuo nas pautas do Comitê de Sourcing da ABA e o lançamento deste estudo na versão traduzida para o português demonstra a seriedade com que tratamos a evolução da atividade de Procurement. Nesse sentido, investimos dedicação em trazer conhecimento para que os profissionais de nosso mercado tenham informação e embasamento para tomadas de decisões estratégicas”, diz.

O lançamento do guia ocorreu em 17 de dezembro, durante o webinar “A Revolução de Marketing Procurement”, reunião que marcou o encerramento da série de eventos virtuais promovidos pela Entidade em 2020. O encontro, exclusivo para associados, contou com a palestra de Rafael Quaratoli, Procurement Advisor da EY. “A ABA acredita que os profissionais de compras associados à nossa Entidade possuem a capacidade técnica, a visão estratégica e a abordagem humanizada de que nossas marcas precisam para terem e manterem sucesso. Este estudo chega para abrilhantar ainda mais a atuação desses profissionais e, mais uma vez, concretizar nosso propósito de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade”, comentou Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

Project Spring

O Project Spring é uma iniciativa global de compras projetada para transformar a proposta de valor das marketing procurement. A liderança vem do Sourcing Board da WFA, um grupo de executivos altamente experientes e com visão de futuro que podem criar ações concretas e compartilhar práticas de marketing procurement de classe mundial. A visão do Project Spring é de que as áreas de compras devem se tornar o parceiro confiável da estratégia de investimento da marca e desempenhar seu papel no desenvolvimento do negócio.

Dessa forma, o estudo foi desenvolvido por conta do desejo de explorar as percepções em torno da contribuição de Procurement nas organizações. Ele reúne os insights levantados por pesquisa realizada pela WFA em Q3 de 2018 com VPs e Diretores de marketing procurement de grandes empresas.

Uma das soluções propostas pelo relatório é mostrar para toda a organização o valor que o setor de compras pode agregar. De forma bem feita e estruturada, a área pode ter o segundo maior impacto nos resultados financeiros, além de vendas.

Para finalizar, o estudo mostra que existem pelo menos quatro temas principais a serem abordados que irão mover a percepção de marketing procurement futuras: processo, pessoas, desempenho e parceiros. Todo o trabalho deve ser voltado para metas compartilhadas. Os colegas de marketing, finanças e compras trabalham para a mesma empresa e devem estar jogando no mesmo time, com a mesma ambição: o crescimento de sua organização. As agências devem ajudar a contribuir para esse objetivo comum e compartilhar o sucesso com as equipes de marketing, finanças e compras.

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 60 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.

Os profissionais das suas 143 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável. Traz e compartilha as melhores práticas e padrão global do marketing, por meio dos eventos anuais e do ABAcademy, seu projeto com a Academia.

A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.

Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e sociedade. É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e integra o Comitê Executivo da WFA – World Federation of Advertisers – que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, em seis continentes, e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.

 

Foto: Evento online.

Crédito: Divulgação.

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