ABCERAM PROMOVE O 65°- 66° CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA EM JUNHO

Considerado o mais importante evento do setor no País e um dos maiores em nível internacional, o 65°- 66° Congresso Brasileiro de Cerâmica irá acontecer de 06 a 09 de junho deste ano, no Hotel Majestic, em Águas de Lindóia, São Paulo. Promovido pela Associação Brasileira de Cerâmica (ABCERAM), o congresso tem por finalidade promover a interação dos diversos segmentos envolvidos com o meio cerâmico, contribuindo para maior desenvolvimento e fortalecimento da cerâmica brasileira.  “É o único evento do setor onde se reúnem, num mesmo ambiente, profissionais de instituições de ensino e pesquisa, de indústrias cerâmicas de diversos segmentos e de fornecedores de matérias-primas, equipamentos e insumos”, afirma Ulisses Prado, presidente da ABCERAM, ressaltando, ainda, que o universo da cerâmica é amplo, constituído de vários segmentos, apesar das peculiaridades de cada um, apresenta muitos pontos em comum como matérias-primas, processos, recursos humanos e outros, além de se complementarem em diversas aplicações.

Durante os quatro dias de congresso, haverá exposições de trabalhos técnico-científicos, na forma oral e de pôsteres, palestras de renomados especialistas nacionais e internacionais e apresentações de painéis, oportunidades para o debate de temas de interesse para a indústria cerâmica.

Entre os temas que serão apresentados pelos palestrantes, destacam-se:

“Aplicação da Técnica de Excitação por Impulso na determinação não-destrutiva do módulo de elasticidade e do amortecimento de materiais cerâmicos e refratários em função da temperatura”, por Henrique Alves, Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais e Bacharel em Física pela UFSCar, e diretor da ATCP Engenharia Física.

“Tecnossolos como estratégia de transição para a Economia Circular”, por Jairo José Zocche, Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – PPGCA da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

“Estudos da Biofabricação de Tecidos Vascularizados”, por Juliana Kelmy Macário Barboza Daguano, Professora Associada do curso de graduação e orientadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Coordenadora-geral de Projetos e Serviços do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas.

“Materiais geopoliméricos e sustentabilidade”, por Lisandro Simão, Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGMAT/UFSC), com atuação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

“Desenvolvimento de novos materiais bioativos a base de lítio”, por Sabrina Arcaro, com Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina e com atuação na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Serão realizadas também as seguintes plenárias:

“Uma perspectiva compreensiva das políticas e soluções para a gestão de resíduos nas cidades no âmbito global”, por Aguinaldo dos Santos, Professor no Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná, sendo atualmente Head of the Design & Sustainability Research Center – UFPR.

“Benvindos à Era do Vidro”, por Edgar Dutra Zanotto, da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, e da Center for Research, Technology and Education in Vitreous Materials (CeRTEV).

Por fim, o presidente da ABCERAM destaca que “o evento é importante para o cenário científico e tecnológico do País, propiciando aos participantes a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e debater diversos assuntos que, certamente, trarão benefícios para a qualificação profissional e para as empresas e as instituições as quais pertencem e, consequentemente, para todo o setor cerâmico”.

Paralelamente ao 65°- 66° Congresso Brasileiro de Cerâmica será realizada uma feira, onde as empresas poderão expor seus produtos e serviços.

Mais informações e inscrições: https://abceram.org.br/65cbc/

Fundada em 09 de setembro de 1953, a Associação Brasileira de Cerâmica (ABCERAM) é uma entidade civil, sem fins econômicos, com sede na Cidade de São Paulo. Sua missão é promover a interação de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no meio cerâmico e áreas conexas, realizar cursos e eventos, manter publicações de caráter científico e tecnológico, promover o intercâmbio com especialistas e associações do País e do exterior, participar em ações de formação de pessoal, pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, assim como promover e defender a cerâmica nos planos: artístico, científico, cultural, didático, empresarial, industrial e tecnológico.

 

Foto 1 – Ulisses Prado, presidente da ABCERAM.

Foto 2 – Ultimo evento do Congresso Brasileiro de Cerâmica.

Crédito: Divulgação

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

IBEF CAMPINAS REALIZA A CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO EQUILIBRISTA COM JANTAR DANÇANTE

Depois de dois anos por conta da pandemia de covid-19, o IBEF (Instituto Brasileiro de …

Facebook
Twitter
LinkedIn