ABRACEEL LANÇA CAMPANHA EM PROL DA ENERGIA BARATA PARA TODOS

Em comemoração ao Dia Mundial da Energia, celebrado no dia (29/5), a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) – lança uma campanha com o objetivo de somar esforços a dois grandes desejos dos consumidores residenciais e da pequena e média indústria e comércio: a redução do preço das contas de luz e a liberdade de escolha da empresa fornecedora de energia. O lançamento do site interativo ( www.queroenergiabarata.com.br) integra a primeira de uma série de ações a serem promovidas ao longo de 2021.

Entre as funcionalidades da plataforma, destaca-se um simulador de economia que calcula quanto o consumidor pouparia em sua conta de energia elétrica, caso fosse possível migrar para o mercado livre. Feita a simulação e gostando da ideia, o consumidor pode enviar uma mensagem ao presidente da Câmara dos Deputados pedindo para pautar o PL 414/21, assinando o manifesto em favor da iniciativa. O website traz ainda pesquisas de opinião popular, realizadas em parceria com o Ibope, mostrando o desejo da população de ser livre, além de cartilhas explicativas sobre o mercado livre, notícias e informações sobre projetos de lei que tratam do assunto no Congresso Nacional.

No dia 7 de julho, a Lei 9.074/95 que aborda a portabilidade da conta de luz, mas que nunca foi regulamentada pelo Governo, completa 26 anos e será tema de um webinar para lembrar este marco que delimitou as opções de compra de energia elétrica por parte dos consumidores.

Ainda dentro da campanha, que se estenderá para as redes sociais com a participação de influenciadores, a Abraceel está realizando a 8ª pesquisa de opinião sobre o que pensa e quer o brasileiro do setor elétrico. Desta vez, a parceira da Abraceel será com o instituto Datafolha. O último levantamento produzido no ano passado, com o Ibope, mostrou que a cada 10 brasileiros, 9 consideraram a energia cara ou muito cara e 8 em cada 10 afirmaram querer a possibilidade de escolher o seu fornecedor de energia, ou seja, exercer a portabilidade da conta de luz.

A experiência mundial demonstra que a abertura integral do mercado livre de energia é a solução mais viável para gerar uma economia de até 30% na conta dos consumidores, por estimular a competição pelo mercado, como já acontece com outros setores, como internet e telefonia móvel. No Brasil, essa opção diferenciada de contratação depende de pressão popular e da mobilização de entidades e parlamentares para que o Projeto de Lei 414/2021 seja aprovado na Câmara dos Deputados.

Hoje, somente os grandes consumidores conectados à alta tensão – grandes indústrias e comércios que pagam mais de R﹩ 90 mil/mês de conta de luz – podem aderir ao mercado livre de energia. Em mais de 35 países, como Japão, Alemanha, Coreia do Sul, França e Reino Unido, a liberdade de escolha do fornecedor de energia já é realidade para toda a população. “Queremos engajar as pessoas, pois conhecemos a insatisfação dos consumidores residenciais com os ajustes e aumento progressivo das tarifas. A participação da sociedade é muito relevante para destravar o PL 414/2021, que se encontra parado há três meses na Câmara dos Deputados. Por isso, buscamos informar à população sobre a portabilidade da conta de luz através dessa campanha. No momento atual, o mercado livre é o grande vetor de mudança para que o preço da energia diminua porque impõe mais competitividade e estimula a geração de energia por fontes renováveis. Esta é a modernização que o setor elétrico precisa”, acrescenta Reginaldo Medeiros, presidente executivo da Abraceel.

A ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) defende o direito da livre escolha do fornecedor de energia elétrica, a chamada portabilidade da conta de luz, e de gás natural pelos consumidores. Foi fundada no ano 2000 e atualmente conta com 103 empresas associadas, que comercializam 85% do volume de energia elétrica do segmento. Tem a finalidade de atuar junto à sociedade em geral, formadores de opinião, órgãos de governo, incentivando a livre competição de mercado como instrumento de eficiência nas áreas de energia elétrica e gás natural.

 

Foto: Reginaldo Medeiros, presidente executivo da Abraceel.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

INSTITUTO LAFARGEHOLCIM REALIZA AÇÃO JUNTO A COLABORADORES E DOA MILHARES DE BRINQUEDOS

O mês de outubro foi marcado pela solidariedade nas cidades onde a LafargeHolcim tem fábricas …

Facebook
Twitter
LinkedIn