ACELERAÇÃO DIGITAL E NOVOS MODELOS DE NEGÓCIO IMPULSIONAM INVESTIMENTOS EM RPA NO VAREJO

Em meio às incertezas e adversidades, as empresas do varejo precisaram se reinventar para se manterem relevantes e atuantes diante das restrições dos últimos dois anos. Hoje, o contexto do pós-pandemia ainda traz muitas incertezas, que contribuem para mudanças culturais e de comportamento do consumidor. Com isso, a aceleração digital se tornou a principal base para as soluções encontradas, sendo uma tendência que dominou os processos de reestruturação organizacional em todo mundo. Uma pesquisa sobre Robotic Process Automation (RPA), na América Latina, realizada pela EY e BotCity, com setores que incluem o varejo, revelou que 66% das empresas têm intenção de aumentar os investimentos em RPA, para ganhar escala.

É fundamental enxergar a revolução no mercado de varejo, e perceber como fazer uma boa gestão das transformações é importante para o sucesso. O mundo se transforma em uma velocidade muito maior do que as organizações são capazes de acompanhar. A consciência do consumidor mudou, fazendo com que ele compre menos, mas com mais valor agregado, além do respeito à sustentabilidade. Isso gerou um desafio maior às empresas, sobre como continuar entregando valor em um ambiente de custos elevados, margens apertadas e instabilidade econômica.

Com a crise, grandes empresas de varejo tiveram enormes desafios para continuarem operando, e o traço mais marcante dessa jornada foi a necessidade de mudanças estruturais, feitas de forma rápida, em direção à digitalização e à modernização de seus modelos de negócios. Grandes marcas como Lojas  Renner S.A., Cassol e Carrefour enfrentaram essas mudanças e contaram com a contribuição da Olivia Consultoria em diferentes contextos para passar por esse momento. Estas marcas no Brasil são impactadas pelo mesmo perfil de consumidor global, ou seja, 85% deles querem que as empresas continuem oferecendo uma jornada multicanal ou 70% deles dizem que os varejistas devem usar a tecnologia para tornar seus programas de fidelidade ou de recompensas mais fáceis e mais eficazes, de acordo com o Relatório de Varejo 2022 da consultoria Ayden. A Olivia acelera esses processos de transformação nas organizações, conectando a estratégia de negócios às pessoas,  para que as empresas instalem uma cultura capaz de engajar e mobilizar equipes para a visão e os resultados desejados. “Olhar para as pessoas e dar um ‘zoom’ para sua consciência sobre as mudanças e seus comportamentos nunca foi tão importante para o sucesso das transformações”, explica Reynaldo Naves, sócio e Managing Partner da Olivia Brasil.

Além disso, uma pesquisa da Olivia realizada no final de 2022 apresenta duas constatações importantes para o sucesso das transformações: 27% das empresas precisaram alterar seus processos de inovação e em outra questão, 30% delas tiveram que alterar os comportamentos existentes para engajar e desenvolver pessoas. A Olivia está inovando no mercado,  incorporando inteligência artificial em suas metodologias, para ir além de um olhar descritivo e possibilitar a análise preditiva – ou propensão – do comportamento humano. Isso se chama Transformation Analytics!  “Os dados de Transformation Analytics nos permitem gerar cenários futuros, tais como comportamentos prováveis do turnover, as tendências de sucesso ou fracasso em novos papéis da liderança, a probabilidade de êxito nos projetos de transformação e muito mais. Com esses dados disponíveis nas organizações, podemos antecipar ações, focar e otimizar investimentos e recursos de desenvolvimento, comunicação e engajamento para acelerar as transformações ”, comenta Naves. A Olivia é uma consultoria especializada em acelerar processos de transformação organizacional que atua em oito países, há 12 anos.

 

Foto: Reynaldo Naves, sócio e Managing Partner da Olivia Brasil.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

CO-FUNDADORA DO ARQ FUTURO DEFENDE RECUPERAÇÃO DOS CENTROS COMO OPÇÃO DE MORADIA

Nesta semana Campinas foi sede de um evento com palestrantes internacionais e expoentes brasileiros dos …

Facebook
Twitter
LinkedIn