ADRIANA FLOSI É A PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR A JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

A vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) Adriana Flosi assume, interinamente, a presidência da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), durante este mês de janeiro. A partir de fevereiro, nomeada pelo governador João Doria, Adriana passa a ocupar o cargo de vice-presidente da autarquia, que será presidida pelo deputado federal Walter Ihoshi (PSD). Esta é a primeira vez que uma mulher exerce os dois mais altos cargos da Jucesp, desde a sua fundação, em julho de 1890. “A honra da nomeação para o cargo é imensa, bem como a responsabilidade para exercê-lo com a tecnicidade, a ética e o empenho necessários para perpetuar a missão da Jucesp de manter-se alinhada às políticas públicas de desenvolvimento econômico, desburocratização e incentivo ao empreendedorismo”, afirma. 

Adriana Flosi é Vogal no Colégio de Vogais da Junta Comercial desde maio de 2015. É vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Campinas), de 2006 até o momento. Foi a primeira mulher a presidir a ACIC, em 2010, quando a Associação completava 90 anos, e presidiu a entidade por dois mandatos – de 2010 a 2016.

Graduada pela PUC-Campinas em Artes, pós-graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela Universidade São Francisco, e Master em Design Thinking pela Inova Business School, Adriana é empresária no ramo de Negócios Educacionais e Eventos Corporativos. É sócia-fundadora da Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Empresários de Campinas (Sicoob ACICOOP) – atual Sicoob Paulista – e membro do Conselho de Administração da instituição desde 2013.

Adriana é a idealizadora do Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACIC e vice-coordenadora nacional do PSD Mulher. Por meio das entidades às quais representa, ela atua para garantir aos empreendedores o suporte para o desenvolvimento de seus negócios por meio da promoção de conhecimento, geração de novos negócios e discussão de problemas inerentes ao universo empreendedor.

Entre as suas principais pautas está também incentivar uma presença mais efetiva de mulheres nas várias instâncias dos poderes público e privado. É uma entusiasta da proposta do Pacto Global das Nações Unidas, que implementou os princípios de mais poder para as mulheres.

Adriana Flosi tem voz e representação em vários conselhos do município de Campinas. Entre eles o Conselho da Previdência Social (Gerência Executiva de Campinas), Conselho da Serviços Técnicos Gerais (Setec), Conselho do Procon, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Campinas, Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), Conselho Comunitário de Segurança (Conseg do Centro de Campinas); Comitê Municipal para Análise de Discussão da Educação Profissional e Empregabilidade em Campinas (FUMEC) e outros.

A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) é uma autarquia estadual. O órgão é responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas no Estado. Tem como principais atribuições processar a habilitação e a nomeação dos tradutores públicos e intérpretes comerciais, além da matrícula e fiscalização de leiloeiros e armazéns gerais.

As atribuições da Jucesp estão estabelecidas na Lei Complementar Estadual n° 1.187/2012 e na Lei Federal n° 8.934/1994, que dispõe sobre os Serviços de Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins. No ranking do Sistema Nacional de Registro Mercantil, a Jucesp ocupa a primeira posição, o equivalente a 42% de toda a demanda nacional.

A Jucesp é subordinada tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), órgão ligado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, a qual compõe a estrutura do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Em 2011, passou a integrar a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Lei Complementar Estadual n° 1.187/2012 transformou a Jucesp em autarquia especial, prevendo a sua nova estrutura orgânica, funcional e administrativa, com o intuito de permitir a execução dos processos de registro e de legalização de forma virtual, segura, ágil e integrada com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

 

Foto: Adriana Flosi.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/adriana-flosi-e-a-primeira-mulher-a-presidir-a-junta-comercial-do-estado-de-sao-paulo/
Twitter
LinkedIn

Veja também

MAIOR FLORICULTURA ONLINE DO PAÍS CONSOLIDA ATUAÇÃO ALÉM DO MUNDO DIGITAL

A aposta em novos segmentos alavancou os negócios da Giuliana Flores, maior floricultura virtual do …

Facebook
Google+
https://www.panoramadenegocios.com.br/adriana-flosi-e-a-primeira-mulher-a-presidir-a-junta-comercial-do-estado-de-sao-paulo
Twitter
LinkedIn