AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS GANHA CERTIFICAÇÃO E SE DESTACA EM PONTUALIDADE

Viracopos é o primeiro aeroporto concedido do país a obter a certificação ISO 9001, em sua nova versão 2015, para os dois terminais do complexo aeroportuário, de Carga e de Passageiros. O aeroporto foi certificado para o escopo “Gestão da infraestrutura e serviços aeroportuários para a logística de carga e embarque e desembarque de passageiros”. Viracopos-240

O Terminal de Cargas já é certificado desde 2013, tendo este ano sua primeira renovação na versão 2015. A ISO 9001 é um conjunto de normas sobre gestão da qualidade e pode ser aplicada a empresas, produtos e serviços, auxiliando no aumento de sua eficiência e satisfação do cliente.

As normas ISO são avaliadas a cada cinco anos a fim de serem atualizadas e manterem-se relevantes para o mercado.

Para o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, essa importante certificação demonstra o empenho de todos os colaboradores do aeroporto. “É importante destacar que estes resultados são fruto de gestão empresarial focada no esforço permanente para melhorar os serviços oferecidos aos nossos clientes”, disse. “Criamos uma política de análise da pesquisa de passageiros e essa se tornou a principal ferramenta desta evolução na qual o passageiro é o foco das nossas atenções”, concluiu o presidente.

Outro destaque é que o Aeroporto Internacional de Viracopos é o 12º mais pontual do mundo entre os terminais considerados médios no quesito de movimentação de passageiros, de acordo com o ranking da consultoria inglesa OAG, divulgado neste mês.Viracopos-296

Em 2017, Viracopos registrou 83,14% dos voos dentro do horário, com tolerância de 15 minutos de atraso. Na mesma categoria, de transporte entre 5 a 10 milhões de passageiros por ano, o campeão foi o de Birmingham, na Inglaterra, com 94,9%.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, um conjunto de ações levou o aeroporto a ser considerado um dos mais pontuais do mundo. Ele destaca a eficiência dos processos operacionais das companhias aéreas que tiveram um papel importante nesta classificação. “A maior delas, a Azul, com seu hub sediado em Viracopos, consegue atuar de forma rápida na substituição de aeronaves e tripulação em casos de contratempo operacional”, disse.

Viracopos também possui uma moderna infraestrutura aeroportuária que atende com folga a demanda de passageiros e movimento de aeronaves. A capacidade superior de pátios, portões, canais de inspeção de raio-x e balcões de check in permitem um atendimento imediato das necessidades das empresas aéreas e do fluxo de passageiros, mesmo em momentos de pico de demanda ou contingências operacionais evitando, por exemplo, que um atraso na saída de uma aeronave cause um efeito cascata nos voos seguintes.

Mota também destacou a localização geográfica privilegiada de Viracopos. As condições meteorológicas favoráveis do sítio aeroportuário, com ventos constantes em direções fixas e a baixa ocorrência de nevoeiros, fazem com que Viracopos tenha o melhor índice no Brasil de desempenho operacional de abertura/fechamento do aeroporto para pousos e decolagens.

Fotos 1 e 2 – Aeroporto Internacional de Viracopos.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

UMA HISTÓRIA DE PROTAGONISMO NO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

ARTIGO DE RAFAEL CERVONE O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), que …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn