AEROPORTO INTERNACIONAL DE VIRACOPOS OBTÉM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL CEIV PHARMA

O, Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), conquistou um certificado internacional que credencia o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica. A noticia foi antecipada em primeira mão no Programa Em Pauta, da rádio Central de Campinas, no dia 18 de dezembro de 2019, apresentado pelo jornalista Milton Paes, que também é diretor do Panorama de Negócios, durante entrevista ao vivo com o diretor de Operações da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota.

Nesta semana, Viracopos obteve a certificação global CEIV PHARMA (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela IATA (International Air Transport Association), que tem por objetivo auxiliar as organizações e toda a cadeia de fornecimento de carga aérea a atingir a excelência na logística de produtos farmacêuticos. “Com a confirmação do certificado, Viracopos passa a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos, sendo acreditado internacionalmente como parte integrante de uma cadeia segura, evidenciando a reconhecida qualidade e confiabilidade de seus serviços para as empresas do ramo farmacêutico e favorecendo o crescimento de novos negócios neste setor para o aeroporto e, principalmente, para o Brasil”, disse o presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Müssnich.

Esta conquista é mais um resultado de uma série de investimentos realizados pela concessionária Aeroporto Brasil Viracopos no TECA (Terminal de Carga) desde o início da concessão. “São mais de R$ 80 milhões investidos em melhorias e modernização do Terminal de Carga desde 2012”, disse o diretor de Operações da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Marcelo Mota.

A certificação global de Viracopos garante à indústria farmacêutica que o transporte e o armazenamento dos produtos deste segmento estejam em conformidade com as melhores práticas mundiais. “Com a garantia de qualidade e confiabilidade nos processos logísticos, Viracopos está pronto para processar ainda mais importações e exportações das principais empresas farmacêuticas do mundo”, completou o gerente de Operações de Carga do TECA de Viracopos, Ricardo Luize.

Atualmente, Viracopos já atende a algumas das principais indústrias farmacêuticas mundiais. Com a ampliação de suas câmaras frias realizada nos últimos três anos, o TECA está preparado para o aumento de demanda do setor farmacêutico.

Viracopos investiu na ampliação e melhorias no complexo frigorífico, de forma que atualmente conta com 11 câmaras frias e uma antecâmara com temperaturas controladas que ficam entre -18°C e 22°C. Para um melhor  atendimento das cargas farmacêuticas, Viracopos conta com câmaras com temperaturas flexíveis que podem ter seu ‘set point’ alterado, modificando o range de temperatura do local quando necessário.

Auditorias

O processo de certificação foi constituído por 3 etapas e foi iniciado em 2016. A primeira etapa foi a de preparação, onde é realizado o preenchimento de aproximadamente 284 itens de um check list e mensurado o nível de compatibilidade dos processos atuais com relação às premissas da certificação.

Na segunda etapa, o aeroporto realizou o treinamento para as pessoas consideradas ‘chave’ no processo da cadeia Pharma, ministrado por instrutores da IATA que são especializados no assunto e, uma auditoria prévia, chamada de assessment. Na ocasião, um auditor da Associação visitou o aeroporto e verificou as questões relatadas no check list, buscando identificar qual o real nível de compatibilidade de acordo com as melhores práticas da IATA.

Na terceira fase da certificação, ocorrida nos dias 26 e 27 de novembro, aconteceram as auditorias finais em todos os processos logísticos e operacionais do Terminal de Carga. “Parte importante deste processo foi o treinamento da equipe operacional nos procedimentos descritos no Manual de Boas Práticas no Manuseio de Produtos Farmacêuticos, nível básico, intermediário e avançado, ministrado para 377 pessoas que trabalham nas atividades no Terminal de Carga” destacou Luize.

Durante o processo de cerificação do CEIV Pharma ocorreram também treinamentos aplicados à equipe de key users do processo, ou ‘colaboradores chaves’ responsáveis pelo projeto, ministrado pela IATA com o objetivo de proporcionar uma atualização sobre as tendências mais recentes e garantir operações de alta qualidade pertinentes à qualificação e especialização de processos e equipes, sendo abordados temas de gestão de riscos, auditoria interna, análise de não conformidades, Service Level Agreement (SLA) e desenvolvimento de Procedimentos Operacionais consistentes.

O certificado CEIV é emitido pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo, em inglês), entidade que representa comercialmente companhias aéreas de todo o mundo (82% do tráfego aéreo global) e fomenta políticas aplicáveis ao setor aeronáutico de todos os continentes.

A CEIV-PHARMA (Centro de Excelência para Validadores Independentes) é uma certificação fornecida pela IATA que auxilia as organizações e toda a cadeia de suprimentos de carga aérea na excelência com o manuseio de produtos farmacêuticos. A CEIV PHARMA traz confiabilidade ao processo, conformidade com as boas práticas internacionais, além de eficiência para todos os elos envolvidos.

Quais os benefícios da certificação?

Além do reconhecimento no mercado farmacêutico, a certificação permitirá o aumento do portifólio de clientes da indústria farmacêutica no aeroporto, bem como aumento de receita e de possíveis premiações internacionais.

O que é uma carga linha saúde e quem é o usuário final?

As cargas da “linha saúde” podem ser destinadas ao uso humano ou veterinário. Podem ser substâncias ou produtos que tem a finalidade de diagnosticar, prevenir, auxiliar no tratamento de doenças ou aliviar seus sintomas, bem como equipamentos e instrumentos materiais usados para a saúde. As cargas consideradas “linha saúde” são medicamentos, medicamentos controlados e produtos para saúde, tais como vacinas, produtos para tratamento oncológico, insumos para produtos cosméticos e diversos equipamentos médicos.

Com a certificação, a concessionária de Viracopos apresenta à sociedade o cuidado quanto à cadeia logística dos produtos farmacêuticos para que sejam disponibilizados em condições satisfatórias, com qualidade, segurança e eficácia ao usuário final.

Melhor TECA do Mundo em 2018

Como reconhecimento das melhorias e dos investimentos realizados, Viracopos foi eleito o melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018, na categoria até 400 mil toneladas/ano. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor.

 

Foto: Câmaras Frigoríficas do Terminal de Carga de Viracopos, onde hoje são armazenados medicamentos e produtos da indústria farmacêutica.

Crédito: Ricardo Lima

 

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

SANTANDER OFERECE A SEUS CLIENTES ACESSO À ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL, COM ECONOMIA DE TARIFA

O Santander Brasil oferece a correntistas de 20 estados brasileiros, entre eles São Paulo, e …

Facebook
Twitter
LinkedIn