AGRICULTURA FAMILIAR LANÇA NOVOS PRODUTOS NA FENAGRO 2014

06 de dezembro de 2014.
Que tal experimentar barrinhas de
cereais da agricultura familiar ou uma exótica cerveja de umbu? O passo inicial
para emplacar esses novos produtos no mercado foi dado na noite da última quinta-feira
(04/12), com o lançamento da primeira barra de cereais fabricada pela
Cooperativa dos Produtores do Abacaxi de Itaberaba (COPAITA) e da cerveja
artesanal Saison de Umbu, produzida pela Cooperativa de Agricultura Familiar de
Canudos, Uauá e Curaça (Coopercuc). O evento aconteceu na Feira da Agricultura
Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), uma das programações mais importantes
da 27ª edição da Feira internacional da Agropecuária da Bahia – Fenagro 2014,
que termina neste domingo (07/12), no Parque de Exposições de Salvador.
O secretário da Agricultura da Bahia,
Jairo Carneiro, reafirmou que a agricultura familiar é uma das prioridades do
governo Jaques Wagner, e seguindo sua orientação a Secretaria Estadual da
Agricultura (Seagri) implementa ações visando o fortalecimento deste setor,
sendo a agroindustrialização uma das principais alternativas. “Esses novos
produtos vão valorizar ainda mais a produção da agricultura familiar em todos
os seus estágios, desde os insumos até o produto final, agregando valor ao
produto”, explicou Carneiro.
Abacaxi desidratado, castanha,
licuri, melaço de cana e chocolate, são alguns dos ingredientes que compõem a
barrinha de cereal. Para o diretor presidente da Copaita, Valdomiro Vicente, a
nova barrinha de cereal vem garantir melhor aproveitamento da produção.
“Trabalhamos com os produtos desde sua forma in natura, até o produto final. O
produtor passa a ter agora, a garantia de que toda sua produção vai ser
absorvida pelo mercado, podendo ser em sua forma in natura ou industrial”,
disse.
O presidente da Copaita, que agrega
mais de 250 famílias, destaca ainda que já existe a expectativa de projeção do
produto no mercado, seja através da iniciativa do governo, por meio do Programa
Nacional de alimentação Escolar (PENAE) e Programa de Aquisição de Alimentos
(PAA), ou no mercado privado, a exemplo de uma grande rede de supermercados que
visitou a feira, e demonstrou interesse pela comercialização das barrinhas,
adequando-se às condições comerciais.
O presidente da Coopercuc, Adilson
Ribeiro dos Santos, fala sobre a surpresa dos cooperados diante da repercussão
gerada pela nova cerveja de umbu. “Nós não esperávamos essa repercussão, uma
fruta nativa e tradicional da caatinga, mas temos certeza de que esse é um
salto muito alto para o pequeno produtor da Bahia. O melhor é que o mercado já
demonstra interesse de comercialização da cerveja, inclusive uma rede de
supermercados de São Paulo está em fase de negociação”, disse. “Esse é o papel
do governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura da
Bahia/Superintendência da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf), estimular a
agricultura familiar da Bahia, incentivando a industrialização, e
profissionalizando os pequenos produtores, para garantir emprego e renda no
campo”, afirmou o superintendente da Agricultura Familiar da Seagri, Wilson
Dias.
Fotos 1 e 2 – Cerveja de Umbu.
Crédito: Divulgação.

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