ALMUNDO INOVA E APOSTA EM MODELO DE RH DIFERENCIADO

O conceito de transformação enraizado na Almundo requer constantes inovações para manter-se sempre em movimento. Além de transformar as viagens no Brasil e na América Latina com o apoio da tecnologia, a agência multicanal tem também apostado em um modelo de Recursos Humanos diferenciado para aprimorar a sua comunicação interna e engajar seus colaboradores, chamados na empresa de transformadores.

De acordo com Camila Lemos, Head de RH da Almundo no Brasil, a boa gestão de RH está atrelada à estratégia de crescimento da agência e resulta em colaboradores satisfeitos, que gostam de trabalhar na empresa, possibilitando assim, a retenção dos melhores talentos. “Uma gestão diferenciada torna o transformador confiante de que está sendo visto e cuidado pela empresa, e faz com fique engajado e motivado a vir trabalhar todos os dias. Com isso, a produtividade aumenta e o resultado vem”, explica.

Atualmente a Almundo possui mais de 800 funcionários em toda América Latina. No Brasil, onde a operação teve início há menos de um ano, a companhia já conta com 60 colaboradores. O departamento de Recursos Humanos foi estruturado com um time gabaritado de profissionais com grande experiência adquirida em outras empresas, o que possibilitou a adoção de iniciativas criativas e eficientes de gestão.

Transparência acima de tudo

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos novos colaboradores e transmitir as diretrizes gerais da agência, a Almundo desenvolveu o Mi Almundo, um site interativo, no qual disponibiliza todas as informações da empresa, como orientações do escritório, assinatura eletrônica, dress code, segurança da informação, reembolso, viagens, prestação de contas, benefícios (como plano de saúde, vale refeição e alimentação, frutas, gympass), parcerias, dados cadastrais, código de ética e comportamento, serviços próximos ao escritório, sugestões de aplicativos, detalhes sobre a utilização das ferramentas de comunicação interna, entre outros.

Lemos ressalta que o conteúdo ajuda no processo de integração do funcionário e funciona como um material de consulta para otimizar sua experiência dentro da organização. “Temos um papel importante de apoiar o negócio, alocando os profissionais certos nos cargos e postos de trabalho adequados, além de gerir o ambiente para que a empresa seja, de fato, um bom local para trabalhar. É essa experiência Almundo que priorizamos aqui”, completa.

Plataforma profissional do Facebook

O desafio da comunicação interna era criar um canal que atingisse toda a agência em âmbito regional. O principal canal de comunicação era o e-mail, mas a agência precisava de mais agilidade e interatividade para acompanhar o ritmo da companhia, além de fortalecer o conceito de comunidade. Por isso, a Almundo realizou uma parceria com o Facebook para utilizar sua plataforma corporativa de comunicação interna, o Workplace. A versão profissional da rede social possibilita uma comunicação 360° para que os funcionários fiquem 100% antenados e possam trabalhar colaborativamente, já que têm acesso aos projetos e pontos de vista de toda a empresa.

Utilizado como o principal canal de comunicação interna da Almundo, o Workplace permite a criação de grupos específicos para cada tema ou atividade. Com isso, a comunicação tornou-se mais personalizada e qualquer colaborador pode ter voz e contar em primeira mão sobre um projeto, lançamento ou preocupação. “A interface é muito similar ao que vemos no Facebook, por isso seria muito intuitivo e fácil pros colaboradores se adaptarem, já que a maior parte deles são millennials e utilizam essa rede social. Além disso, uma vez por mês nosso CEO tem um bate papo com todos os transformadores para falar das novidades da empresa e abre para perguntas. Aqui somos todos muito próximos e com abertura total para falar com qualquer membro do time”, esclarece Lemos.

Na Argentina, a Almundo recebeu o prêmio Workplace Transform 2018 concedido pelo Facebook na categoria “melhor resultado de negócios”. O evento é realizado anualmente e reúne os principais clientes do Facebook para compartilhar as melhores práticas e promover troca de experiências. “Acreditamos que os maiores benefícios de nossos transformadores são o ambiente altamente colaborativo que temos, a autonomia oferecida pela empresa, as oportunidades diárias de aprendizado e a troca com os outros países e culturas. A melhor maneira de engajar funcionários é fazer com que eles sintam orgulho da empresa e saibam que fazem parte da construção desse sonho”, finaliza Lemos.

A Almundo é uma das principais companhias de tecnologia para viagens e agência omnichannel com operações em expansão na América Latina. Por meio de uma tecnologia inovadora e do talento aproximadamente 800 profissionais, oferece a milhões de viajantes uma plataforma digital e móvel para pesquisa, reservas, gerenciamento e economia colaborativa em serviços de viagens por meio de sua plataforma Experts. A Almundo é reconhecida pelo mercado por seu modelo de atendimento personalizado. A empresa tem sede na Argentina e escritórios estratégicos em São Paulo, México e Bogotá.

 

Foto: Camila Lemos, Head de RH da Almundo no Brasil.

Crédito: Divulgação.

 

 

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