APAS PROPÕEM ALTERNATIVAS PARA SACOLINHAS DESCARTÁVEIS NESTA SEMANA

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) divulgou um conjunto de ações dos supermercados que serão encaminhadas ao Ministério Público e ao Procon nesta semana. As propostas constituem um complemento à campanha de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis iniciada há quase dois anos e visam atender os consumidores que esqueceram de levar a sacola reutilizável e precisam de uma embalagem secundária para as compras de momento.
A entidade propõe caminhar com os consumidores para a construção de uma sociedade mais sustentável e para isso vai reforçar o treinamento dos colaboradores e realizar campanhas de conscientização para os consumidores. “O foco será a qualidade de vida das pessoas prejudicadas pelo entupimento de bueiros e enchentes, principalmente as mais carentes”, diz o presidente da entidade João Galassi.
Entre as alternativas, os supermercados deverão disponibilizar sacolas de baixo impacto ambiental feitas de materiais renováveis ou reciclados, como papel, material biocompostável ou aparas de pré-consumo e plástico verde.
A APAS estimula ainda a logística reversa por meio das ações sustentáveis dos consumidores com compensação do valor pago pela sacola na próxima compra se devolvida acompanhada do ticket de caixa. Essas sacolas serão destinadas à reciclagem e produção de sacos de lixo e vão contribuir para baixar ainda mais os preços no Estado de São Paulo, que já recuaram 6,39% no acumulado deste ano.
Por entender que a sustentabilidade envolve toda a cadeia, a APAS se propõe a somar esforços com a indústria e fornecedores para estimular a produção de embalagens e produtos mais sustentáveis, por meio de workshops e debates sobre varejo sustentável, responsabilidade socioambiental, redução dos impactos da logística de distribuição e coleta seletiva de materiais, entre outros.
A proposta contempla ainda a criação de um fundo socioambiental, com recursos provenientes da compra dessas sacolas, com o objetivo de promover a educação ambiental e atender a população atingida pelos efeitos das mudanças climáticas.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

JUMIL APOSTA EM SUCESSO DE VENDAS NA EDIÇÃO DA TECNOSHOW COMIGO 2024

Primeira indústria de implementos agrícolas do País a receber a certificação da NBR ISO 9001, …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn