APEXBRASIL PROMOVE INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS DO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 

Santiago do Chile foi o destino de 15 empresas brasileiras de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) apoiadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A Missão TIC Chile faz parte do programa Aceleração para Exportação da Agência que busca promover o acesso mais rápido ao mercado internacional por meio de participação em ações de promoção comercial. Entre os dias 25 e 27 de setembro, as empresas selecionadas participaram de rodadas de negócios, seminários sobre mercado chileno e realizaram visitas técnicas.  “Nosso objetivo foi levar conhecimento, criar oportunidades de negócios e colaborar com a internacionalização das empresas”, relatou o analista de qualificação da ApexBrasil, Ulisses Medeiros Júnior.

Foi a primeira vez que o setor de TIC esteve no programa de Aceleração da ApexBrasil. O setor está em franco crescimento no Brasil e as empresas nacionais buscam o mercado internacional para ganho de competitividade, diversificação de risco e aumento do faturamento. Das 15 empresas que participaram da Missão, 10 já concluíram  o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) da ApexBrasil.

Camila Rey, representante do Escritório América do Sul da ApexBrasil (EA América do Sul), que apoiou a missão no Chile, destacou a complementariedade entre o programa de  Aceleração e o PEIEX.  “Nós do EA América do Sul, procuramos oferecer às empresas egressas do PEIEX plataformas de promoção comercial customizadas, para que que elas e demais empresas da Missão possam realizar a primeira exportação ou se consolidar como exportadoras”, disse

Santiago como caminho para expansão internacional

Marcelo Antunes, da empresa Net Ai, esteve em Santiago com apoio da ApexBrasil e explicou que sua empresa buscava entender como se estrutura o mercado chileno de inovação e como funciona o processo de abertura de empresas no país, que é seu novo objetivo. “A Missão foi uma forma muito boa, direta, profunda e rápida de compreender o trabalho do Chile. Ela deixou mais claro que o país deve ser o nosso objetivo para a América Latina. Com apoio da ApexBrasil e a integração de todos os empresários que estiveram conosco, os questionamentos que tínhamos foram sanados e saímos da Missão muito seguros com o caminho que vamos adotar. Pretendemos montar uma unidade no Chile”, relatou Marcelo.

As empresas RFD Brasil e Votice, também participantes da missão, relataram que, com a imersão no Chile, novas oportunidades surgiram e que expandiram seus horizontes. Gláucia Gomes, representante da RFD Brasil, ficou segura de que as tecnologias brasileiras podem disputar o mercado chileno por meio  da exportação. “Durante a missão, consegui identificar clientes em potencial. Creio que isso vai abrir portas para que a gente possa se aventurar na internacionalização via Chile”, disse a empresária.

Fernando Benedito, da Votice Sistemas do Brasil, também destacou a importância da rodada de negócios para a rede de contatos com compradores. “A missão foi além das nossas expectativas, primeiro, pelo grau de atenção que nos deram quando as empresas do Chile queriam conhecer nossa solução. Além disso, gostaria de destacar a integração das empresas brasileiras participantes que, ao chegar no Chile, se tornaram integradas, como amigos querendo ajudar uns aos outros, então, foi uma experiência fantástica! Recomendo a todas as empresas que queiram expandir e ampliar seus mercados, que participem de missões em parceria com a ApexBrasil”, declarou Fernando.

O mercado chileno

O Chile foi o destino da Missão por ter um forte ecossistema de inovação. “O Chile é política e economicamente estável, valoriza produtos tecnológicos e possui acordos de livre comércio com muitos países, o que o faz um hub tecnológico”, afimou Murilo Arruda, empresário que abriu os seminários dos quais as empresas participaram.

A MyDNA, empresa de Murilo, é um caso de sucesso que serviu de referência para os empresários da Missão TIC Chile. A startup oferece soluções tecnológicas para o setor de recursos humanos, com recrutamento e seleção através de inteligência artificial e plataforma para gestão estratégica de colaboradores.  Na ocasião, Murilo compartilhou sua jornada empreendedora. “Eu decidi empreender, sair da outra empresa para montar a MyDNA. Agora, já estou há 10 anos empreendendo. Na América Latina, tenho escritórios na Argentina, Brasil, China, Peru e Colômbia. Mas, no Chile, mesmo sendo um país não muito grande, é onde conseguimos um bom valor nos produtos ou serviços, por isso, muitas empresas vêm ao país para encontrar um pouco da estabilidade, que não existe em outro lugar que não seja no Chile”, explicou o empresário.

Programa de Aceleração

A Missão fez parte do Programa de Aceleração para as Exportações, iniciativa da ApexBrasil que busca dar continuidade ao processo iniciado no Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). No PEIEX, a equipe de atendimento, com objetivo de aproximar as empresas do mercado internacional, desenvolve junto aos empresários, uma análise sobre a maturidade exportadora da empresa e oferece diferentes ferramentas para capacitação em aspectos-chave de comércio exterior como: adequação de embalagem e produto ou serviço, identificação de oportunidades internacionais e de barreiras de acesso a mercado, precificação e frete.

Com o Programa de Aceleração, a ApexBrasil procura proporcionar plataformas de networking e oportunidades internacionais imediatas às empresas que demonstram estar mais preparadas para ações internacionais, de modo a estimular primeiras exportações ou a consolidação como empresas exportadoras.

PEIEX

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. O programa qualificou 2.374 empresas, em 2022, as quais exportaram um total de US$ 1,5 bilhão. As micro e pequenas empresas atendidas foram responsáveis por US$ 183 milhões em valor exportado.

Essas empresas exportaram produtos de 17 segmentos, com destaque para: Alimentos e Bebidas (59,8%), Produtos Agropecuários (22,7%), Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos (12,2%), e Madeira, Móveis e Outras Manufaturas (1,5%).

Para participar do PEIEX, as empresas podem encaminhar e-mail para [email protected].

 

Fotos 1 a 3 – Missão TIC Chile.

Crédito: Divulgação.

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