APLICATIVO DE ACESSIBILIDADE RENDE PRÊMIO DE INOVAÇÃO AO CPqD

O aplicativo móvel Pay Voice, desenvolvido pelo CPqD em parceria com a ABECS – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços com foco em pessoas com deficiência visual, recebeu o Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações, concedido pela Momento Editorial. A cerimônia de premiação aconteceu na noite do dia 24 de setembro , em São Paulo, e marcou também o lançamento da edição 2018 do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações.

Lançado em março como ferramenta de acessibilidade da ABECS, o Pay Voice ficou em primeiro lugar na categoria Fornecedores de Software e Serviços da publicação, pelo conteúdo inovador de seu projeto. Além disso, o CPqD foi escolhido pelo júri de especialistas –  que avaliou 182 projetos de produtos e serviços inscritos – para receber o Prêmio Especial de Tecnologia Nacional do Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações 2018. “Essa solução inovadora é fruto da combinação das competências do CPqD em áreas como visão computacional, desenvolvimento de aplicações móveis e de acessibilidade”, afirma Sebastião Sahão Júnior, presidente da organização. “E está alinhada ao nosso compromisso de contribuir para o bem-estar da sociedade”, acrescenta.

Claudinei Martins, pesquisador em Inovações Tecnológicas do CPqD, explica que o Pay Voice tem como principal objetivo oferecer mais segurança e autonomia às pessoas com deficiência visual que utilizam cartões de pagamento – de vários tipos – em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. Disponível gratuitamente para smartphones Android e iOS, o app permite que o usuário confirme o valor da transação e a forma de pagamento (crédito, débito, parcelado, etc.) antes de digitar sua senha na máquina POS (point of sale). Para isso, a aplicação utiliza a tecnologia de visão computacional e, por meio de sua integração com as ferramentas de acessibilidade TalkBack (para Android) e VoiceOver (para iOS) existentes nos smartphones, “lê” para o usuário as informações que estão na tela do POS.

O Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação em Comunicações é resultado de pesquisa junto a cerca de 150 empresas com atuação no mercado brasileiro, que indicaram produtos e serviços inovadores, em cinco categorias. A pesquisa envolveu todos os segmentos da cadeia produtiva das comunicações. Os produtos e serviços mais inovadores foram escolhidos por um júri de especialistas formado por representantes da academia, do governo, da sociedade civil e da Momento Editorial.

 

Foto: Prêmio Anuário Tele.Síntese concedido ao CPqD pelo aplicativo móvel Pay Voice.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

HÁ 32 ANOS, ROGÉRIO MENEZES É REFERÊNCIA NO SEGMENTO DE LEILÕES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Rogério Menezes Nunes, nomeado Leiloeiro Oficial pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro  …

Facebook
Twitter
LinkedIn