APPIAN CAPITAL BRAZIL EXPANDE PROGRAMA ALCANÇAR E ESTIMULA EMPREENDEDORISMO NA BAHIA E EM ALAGOAS

Estimular o desenvolvimento socioeconômico, aliado ao compromisso de trabalho integrado com as comunidades do entorno de suas operações. Com esse propósito, a Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração realiza / amplia para duas cidades o Programa Alcançar.

Desenvolvido em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a ação estimula e fomenta a qualificação, incremento e a competitividade dos negócios locais. Além da Bahia, onde opera a Atlantic Nickel, ativo produtor de concentrado de níquel sulfetado, agora chegou a vez de Alagoas, com a Mineração Vale Verde (MVV), ativo do grupo produtor de concentrado de cobre, receber o projeto, que já contempla, ao todo 97 empresas, sendo 47 certificadas na Bahia e 50 selecionadas em Alagoas. “Ao incentivar o empreendedorismo, estimulamos também as economias locais. Com o Programa Alcançar, muito além de gerar empregos, seguimos com a nossa missão de transformar as comunidades que nos recebem. Elas têm a oportunidade de desenvolvimento socioeconômico, pois estamos investindo na formação empresarial dos nossos fornecedores, a fim de que eles possam atingir melhores resultados e prestar um atendimento de excelência, se tornando aptos a atender qualquer empresa do país. Avaliamos que só é possível crescermos juntos, por meio de uma mineração inteligente e totalmente alinhada com comunidades do nosso entorno”, comenta Silvio Lima, diretor de Assuntos Corporativos, pessoas e SSMA da Appian Capital Brazil.

Em agosto, 50 empresas de Arapiraca e Craíbas, em Alagoas, recém selecionadas pela Mineração Vale Verde (AL), iniciaram sua capacitação, na Unidade Integrada Sesi/Senai Arapiraca. Com duração de dois meses e carga horária de 90 horas, entre atividades teóricas e práticas, que contempla as aulas, visita técnica e rodada de negócios. O curso será ministrado pelo por consultores do IEL e abordará temas como: Saúde e Segurança, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão Comercial, Gestão Estratégica e Gestão Ambiental, além de questões relacionadas aos critérios para atendimento de um fornecedor à Mina Serrote. Já a Atlantic Nickel (BA) realizou as aulas entre os meses de abril e maio, formando 47 empresas sediadas nas cidades de Itagibá, Ipiaú, Barra do Rocha, Jequié e Ubatã. A cerimônia de formatura contou com a participação do coral do PROJARTE, projeto apoiado pela Atlantic Nickel, como forma de integrar as iniciativas sociais da empresa.

Estimulando o desenvolvimento local

O foco do Alcançar – Programa de Capacitação para Fornecedores é fomentar / estimular o desenvolvimento local. A iniciativa é realizada, desde 2019, majoritariamente nas localidades onde a Appian Capital Brazil está presente. A expectativa é realizar anualmente o programa. Todas as etapas do projeto acontecem em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que atua nas fases de mapeamento – a fim de identificar potenciais fornecedores -, e seleção, a partir de critérios como capacidade de fornecimento, localização, estrutura, categoria de compra e regularidades fiscal e financeira. Ao final, cada empresa recebe uma certificação.

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory.  Fundada em 2011 em Londres com investimentos em 8 países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com 04 anos de atuação no mercado brasileiro e presente em três estados: Minas Gerais, Bahia e Alagoas, o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui dois ativos no país: Atlantic Nickel (ATN), produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia, e Mineração Vale Verde (MVV), com operação de cobre no Agreste Alagoano. A Appian Capital Brazil exporta anualmente 196 mil toneladas e atingiu ao marco de 18 mil toneladas de minério mensais, com o seu modelo único de gestão, com crescimento contínuo no mercado nacional.

Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhada às melhores práticas ESG. Nesses anos de atuação no território brasileiro, a empresa protege 1.900 hectares de áreas naturais. Transformando regiões onde atua, aliado à Integração Social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações. Para isso, investe em ações voltadas para gerenciamento de riscos e prevenção de acidentes. Como resultado, a Taxa de Frequência de Acidentes com Afastamento (Lost Time Injury Frequency Rate – LTIFR) registrada pela empresa se mantém bem inferior à média do mercado e em linha com as referências mundiais de organizações mais seguras para se trabalhar. Com poucos anos de atuação no Brasil, aliado à sua forma gestão inteligente, a empresa já conquistou por duas vezes, em 2021 e 2022, a certificação Great Place to Work (GPTW), pelo compromisso com seus colaboradores.

 

Foto: Programa Alcançar.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

TEGRA LANÇA EMPREENDIMENTO FAMILIAR EM REGIÃO PRIVILEGIADA DE CAMPINAS

A Chácara da Barra, em Campinas (SP) vai receber um novo empreendimento da Tegra voltado …

Facebook
Twitter
LinkedIn