ÁREAS ESTRATÉGICAS ESTÃO EM ALTA NO MERCADO

Em meio à crise financeira, a dificuldade da recolocação no mercado de trabalho é um dos efeitos negativos para os brasileiros. No entanto, segundo pesquisa encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), há áreas estratégicas que cointrodu231_227_o-ao-coaching-abrilntinuam em alta até 2020, como o setor de serviços e de tecnologia. Para concorrer às oportunidades, fatores como recomendações e histórico profissional são importantes, assim como estar atualizado e ter um bom autoconhecimento.

A sócia fundadora da Infinita EPH, com sede em Campinas, e consultora em desenvolvimento humano e organizacional, Carla Beck, afirma que o profissional deve estar atento aos novos conhecimentos e habilidades exigidas, como se responsabilizar por diversas atividades. “É o profissional polivalente, que possui visão do sistema, que participa e está engajado com o todo, diferentemente do que se tinha em outros momentos, onde o profissional tinha uma percepção fragmentada do processo e da sua contribuição”, explica.

De acordo com a consultora, um grande diferencial dos profissionais atuantes e que se destacam no mercado é o fato de não ficarem parados no tempo. “Que tipo de profissional você quer ser? Você levanta todos os dias com satisfação quando sai para o trabalho? Se sente realizado? Quando detecta acomodação a partir desses questionamentos, não identifica mais desafios e vê que o trabalho não estinfinitadsc_43451á mais atendendo a seus propósitos, é hora de buscar recursos e auxílio para reorganizar sua carreira”, ressalta Carla, enfatizando que a preocupação com essas questões deve existir mesmo quando se está empregado.

Além de estar disposto a realizar diferentes tarefas e se atualizar constantemente, é preciso levar em conta que o profissional é o protagonista de sua própria carreira. “Seus propósitos devem estar claros. Para isso, é necessário investir tempo e dinheiro e não ficar passivo diante das escolhas e decisões da organização”, explica.

A conquista da nova vaga ou de um reposicionamento no mercado também pode ficar mais fácil com o auxílio de serviços específicos para quem busca uma oportunidade. O processo de coaching, por exemplo, ajuda o profissional a sair da rotina e amplia as percepções do candidato, para que ele tenha consciência de questões relacionadas a sua vida e a sua carreira.  “A partir disso, você se responsabiliza e então realiza ações conscientes e percebe a evolução do que deseja. Consequentemente, você começa a visualizar e identificar os resultados. Se você não tem indicadores, não consegue perceber a melhoria. O processo de coaching te dá foco”, afirma Carla Beck, acrescentando que, deste modo, o profissional começa a estabelecer prioridades, que refletem diretamente na velocidade do resultado.

A Infinita trabalha buscando a evolução consciente e global das pessoas, líderes e gestões, pois deste modo aumenta-se a lucratividade e o desempenho de maneira sustentável.  Seus projetos são especialmente desenhados para atender as necessidades, estratégias e objetivos das empresas.

 

Foto 1 – Palestra de Carla Beck sobre Coaching.

Foto 2 –  Sócia fundadora da Infinita EPH e consultora em desenvolvimento humano e organizacional, Carla Beck.

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

ACREFI ELEGE O PRIMEIRO PRESIDENTE NEGRO EM 66 ANOS DE EXISTÊNCIA DA ENTIDADE

A Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acaba de eleger seu …

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
LinkedIn