ARMACELL INSTALA MODERNO SISTEMA QUE ELIMINA A FUMAÇA E O ODOR DAS EMISSÕES DE GASES

A Armacell, empresa fabricante de isolamentos térmicos, acústicos e materiais estruturais, inaugurou o seu novo sistema de filtragem de gases poluentes, reduzindo a zero a presença de fumaça e também o odor característico da fabricação de espuma elastomérica. Com investimento de R$ 8 milhões, o equipamento Oxidante Térmico Regenerativo (RTO, na sigla em inglês) é fabricado pela indústria alemã DÜRR.

O RTO foi adquirido pela empresa no final de 2021 e, segundo Eduardo Lino, gerente da planta de São José, cidade vizinha à Florianópolis (SC), a fábrica teve seis meses para providenciar a instalação, que começou a ser montada em maio deste ano. “O trabalho de instalação foi concluído em junho, e iniciamos o processo de comissionamento, que consiste em medir periodicamente as emissões, com a captação de amostras analisadas por laboratórios certificados pelo Inmetro. Assim, conseguimos fazer os ajustes necessários para chegarmos à nossa meta de zero de fumaça e odor”, explicou.

Orvino Coelho de Ávila, prefeito de São José, destacou a importância da instalação do equipamento. “É extremamente importante e fundamental porque o desenvolvimento de São José terá que ser direcionado para esta área, que é o único local que tem espaço para crescimento”, afirmou o prefeito, durante o evento de inauguração realizado na fábrica da Armacell. “Junto com a Univale, estamos trabalhando para transferir a prefeitura para este local. Além disso, estes cuidados com emissões são fundamentais para a saúde da população, sendo também bons exemplos para que outras empresas possam copiar”, completou.

Odor zero

Desde que começou a funcionar, o filtro garantiu o fim do odor. “Como o que sobra de toda a filtragem é vapor d’água, em dias mais úmidos é possível ver uma coluna saindo da chaminé, mas não é mais fumaça”, garantiu Lino. “O RTO mantém a eficiência da filtragem, com as emissões abaixo do que é permitido por lei e eliminando o visual e o odor”, destacou.

O diretor geral da Armacell, Mansur Haddad, enfatizou sobre o investimento. “Este avançado sistema para controle de emissões foi o maior investimento da empresa nos últimos quatro anos. Nosso compromisso é levar aos colaboradores, à comunidade local e toda a região as melhores práticas ambientais. Seguiremos neste caminho da sustentabilidade com soluções que tragam benefícios para todos”, declarou.

A Armacell tem outras 24 plantas no mundo e em 15 delas estão instalados sistemas de filtragem RTO que atende às leis locais e aos padrões da empresa. As demais plantas não apresentam emissões.

Dentro das especificações legais

A decisão de fazer um investimento em um novo sistema de filtragem das emissões em sua fábrica, instalada no bairro Sertão do Maruim em São José (SC), ocorreu depois que moradores começaram a sentir um certo incômodo, principalmente com o odor. Eduardo Lino lembra que o processo de fabricação, que transforma borracha nitrílica em espuma elastomérica a partir da vulcanização do produto, gera uma fumaça que é a volatilidade do material expandido. “A fumaça era filtrada através de um sistema de filtragem a carvão e depois dispensada na atmosfera”, explicou. “Esse processo gerava uma fumaça visível e, também, um odor, o que causou desconforto na comunidade no entorno. Mas não havia nenhuma ilegalidade, pois sempre estivemos dentro das determinações da lei que exige que seja medido o que sai da chaminé, através de um laboratório especializado, assim como monitoramentos mensais internos realizados pelo time de meio ambiente da Armacell. Esses itens mensuráveis têm limites de aceitação para garantir que não se está poluindo. E nós nunca passamos dos limites legais”, complementou.

O gerente da planta lembra, no entanto, que os moradores do bairro ainda vão ver o vapor de água em alguns momentos. “Mas ele surge acima da chaminé, quando o vapor condensa. Já a fumaça aparece a partir da ponta da chaminé, o que não vai mais acontecer”, garantiu.

Outras iniciativas sustentáveis

A Armacell também mantém outras práticas de cuidado com o meio ambiente. Tanto que, segundo Lino, há cerca de quatro anos a empresa realiza a coleta seletiva de resíduos. “Os resíduos, que são não somente os gerados na fabricação do produto, mas de escritório e pessoal, são destinados de forma apropriada às empresas parceiras certificadas para o descarte correto. E como não utilizamos água em nossos processos, não há necessidade de tratamento de efluentes. Mas outros produtos, que não são de elastômero e que não são utilizados, nós reciclamos internamente. São cerca de 50 toneladas de materiais que reciclamos e reaproveitamos internamente”,  destacou.

Além disso, a Armacell também realiza, há oito anos, o ArmaDay, um evento que engloba todas as plantas espalhadas pelo mundo. A empresa aproveita a ocasião de seu aniversário para promover atividades com voluntários da comunidade onde está inserida em cada país. Este ano o tema foi realçar o comprometimento com a biodiversidade e o mundo ao nosso redor.

Em setembro deste ano, os colaboradores da planta fabril, em Santa Catarina, fizeram um trabalho voluntário junto com a ONG Route, na Praia Mole. Além da conscientização, os funcionários ajudaram na limpeza da praia, retirando muitos itens da areia. Outra ação realizada em paralelo durante a semana, que também contou com a participação do escritório em São Paulo, envolveu a arrecadação de tampas e embalagens plásticas em parceria com a ONG ECOPET.

Como inventora da espuma flexível para isolamento de equipamentos e fornecedora líder de espumas de engenharia, a Armacell desenvolve soluções térmicas, acústicas e mecânicas inovadoras e seguras que criam valor sustentável para os seus clientes. Os produtos da marca contribuem significativamente para a eficiência energética global, fazendo a diferença no dia a dia de milhares de pessoas em todo o mundo. Com 3200 funcionários e 24 unidades de produção em 17 países, a empresa trabalha em duas divisões principais, Isolamento Avançado e Espumas de Engenharia. A Armacell congrega materiais de isolamento para equipamento técnico, espumas especiais para aplicações leves e de alto desempenho e mantas de aerogel de última geração.

 

Fotos 1 a 3 – Inauguração do RTO na fábrica da Armacell em São José (SC).

Crédito: Divulgação.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

LIDE CAMPINAS PROMOVE ENCONTRO SOBRE INVESTIMENTO E MORADIA NOS ESTADOS UNIDOS

O Lide Campinas promoveu, nesta quarta-feira (24/04), na Casa Lide, em São Paulo, um encontro …

Facebook
Twitter
LinkedIn