ARQUITETURA SUSTENTÁVEL GANHA DESTAQUE NO LEGEND NOVA CAMPINAS

Grande parte do volume de resíduos sólidos gerados em meios urbanos atualmente no Brasil vem da construção civil. Segundo a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) o País gera mais de 290 mil toneladas de entulho por dia.

Para reduzir o impacto ambiental e promover ações e debates entre os colaboradores que trabalham nas obras, foi criado em 2019, pelo Instituto A.Yoshii, o Projeto Obra & Arte, que busca ressignificar o uso de materiais utilizados na construção civil e transformar itens que seriam descartados em mobiliários e peças decorativas. Itens feitos com vergalhões de aço, canos de PVC, barras de ferro e restos de arame, por exemplo, fazem parte da composição de mobiliários que foram desenvolvidos por colaboradores da construtora A.Yoshii, sob curadoria do Coletivo ÔDA Design.

A exposição das peças já passou por Curitiba e Londrina (PR) – onde a construtora também atua – e, atualmente, estão sendo utilizadas para compor a decoração dos apartamentos nos showrooms da A.Yoshii. Em Campinas (SP), uma peça do projeto ganhou destaque no apartamento modelo do Legend Nova Campinas.

De acordo com a arquiteta responsável pelo design de interiores da construtora, Juliana Meda, esse tipo de iniciativa é muito importante para reduzir o impacto ambiental e, também, motivar os colaboradores. “Reutilizar os resíduos da construção civil representa um novo começo, uma nova vida para o material, que ganha uma nova forma, em forma de cadeiras e outras peças de decoração, por exemplo. Os itens, além de agregar valor ao imóvel, dão vida ao ambiente e motivam os funcionários das obras, que aprendem novas técnicas”, explica.

 

Foto: Projeto Obra & Arte busca ressignificar o uso de materiais utilizados na construção civil
Crédito: Ronaldo Ronan Rufino

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn

Veja também

VAREJO VOLTA A CRESCER EM DEZEMBRO

Seguindo a previsão do Departamento Econômico do Santander, o IGet (Índice Getnet de Vendas do …

Facebook
Twitter
LinkedIn